Perfil do Egresso
O curso de Engenharia Química da UFAL pretende formar profissionais generalistas capacitados para atuar em todos os setores da indústria, assim como, acompanhar o processo em todos os níveis. Ou seja, profissionais capazes de projetar, otimizar, acompanhar, controlar e pesquisar os mais diversos processos existentes nas indústrias químicas, bioquímicas e correlatas. Para tanto, o graduado deve possuir as seguintes características:
- Formação abrangente, mas aprofundada, com sólida formação em ciências básicas (Matemática, Física, Química e Biologia).
- Profundo conhecimento em Termodinâmica e Fenômenos de Transporte, que permita o domínio das Operações Unitárias, do Cálculo de Reatores, da Modelagem, da Simulação e do Controle de Processos (matérias que constituem o núcleo tradicional e fundamental da engenharia química e que fornecem a essência do conhecimento que não se torna obsoleto).
- Domínio das ferramentas de informática e desenvolvimento de algoritmos.
- Conhecimentos básicos em Economia, Administração e Controle de Produção.
- Visão crítica e interdisciplinar, por intermédio de uma formação alicerçada nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A formação do egresso em Engenharia Química deve estar em consonância com os princípios propostos para a educação no século XXI: aprender a conhecer aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, estimulando o desenvolvimento de suas competências em um processo contínuo de inovação técnico-científica.
Além da formação cientifica e tecnológica isoladamente, pretende-se que o profissional aqui formado, tenha uma visão e compreensão global dos problemas, em suas diversas dimensões, incluindo as dimensões espaciais e temporais, mas uma ação local, no sentido de transformar positivamente a sociedade em que está inserido, contribuindo para a solução de problemas dos nossos tempos, e ajudando, em especial, a sociedade brasileira e a alagoana em particular.