Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo geral a síntese e integração dos conhecimentos abordados durante o curso. Deverá ser realizado pelo aluno com orientação de um professor do curso ou áreas afins, devendo resultar em uma monografia, com conteúdo que caracterize a abordagem de problemas tipicamente de Engenharia Química.

O TCC será elaborado, por meio das etapas de Cadastro e Defesa do Plano de TCC, realizados a partir do 8º período em curso e/ou 75% da carga horária das disciplinas, comprovado por meio de apresentação de histórico escolar, e de Defesa do TCC, realizado em período posterior à 1ª etapa (Cadastro e Defesa do Plano de TCC), consistindo em um trabalho individual em que o aluno deverá aplicar o conhecimento adquirido ao longo do curso na análise de problemas de engenharia e na busca de sua solução.

O TCC deverá ser realizado pelo aluno com o auxílio de seu orientador e/ou co-orientador, não devendo ter sido publicado por nenhum meio, na sua totalidade, 1 ano antes do período da sua inscrição. Não são aceitos trabalhos de iniciação científica, atividades de extensão ou similares, pois esses componentes podem ser aproveitados como carga horária flexível, gerando dualidade.

Visando o alinhamento com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e da Resolução nº 02/2019 ME/CNE/CES a qual preconiza o alinhamento do discente com atividades práticas que simulem a vida profissional, entende-se que:

• o TCC deverá ser um trabalho realizado, preferencialmente; a partir da exercitação prática do estudante sobre conteúdos vistos nas disciplinas profissionalizantes/específicas do curso de Eng. Química;
  • trabalhos em modelagem e simulação, caracterização de materiais e/ou produtos, avaliação econômica de produtos e processos assim como projeto de equipamentos e processos, além de projetos de gestão, administração e empreendedorismo ou trabalho estatístico são bem-vistos pelo Colegiado do Curso e Coordenação/Comissão de Análise de TCC, e embora teóricos, podem refletir temas de interesse prático muito importantes aos discentes da Eng. Química da Universidade Federal de Alagoas;
  • propostas de trabalho nas áreas de Direito e legislação do engenheiro, Engenharia Econômica, Administração de empresas e Empreendedorismo, somente serão aceitas, com metodologia detalhada correlacionada com a Engenharia Química, definida no Formulário de Cadastro do TCC e que possuam como orientador ou co-orientador, profissionais com reconhecida atuação nessas respectivas áreas.

Os procedimentos de inscrição, elaboração e conclusão do TCC do curso de Engenharia Química (normas complementares do curso), são minuciosamente detalhados na Instrução Normativa nº01/2022 do Colegiado de Curso de Engenharia Química (CCEQ), disponível na aba NORMAS, onde pode ser consultada em sua totalidade.