Indicadores
Em relação aos instrumentos implantados pelo Governo Federal para avaliação da qualidade do Ensino Superior no Brasil, os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária do CTEC/UFAL encontram-se entre aqueles bem avaliados nacionalmente, inclusive já tendo atingido as maiores pontuações entre os cursos sediados nas regiões norte e nordeste do país.
Uma informação merecedora de destaque consiste no fato de relatórios no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) indicarem que , em edições anteriores do exame, os jovens que ingressaram curso de Engenharia Civil do CTEC/UFAL apresentaram desempenho abaixo da média nacional, enquanto os concluíntes da mesma época apresentaram desempenho acima dessa média.
Uma interpretação desses dados sugere a existência de um trabalho no CTEC/UFAL bastante consistente e produtivo na formação dos alunos, o qual vem se mostrando capaz de reverter o quadro adverso apresentado quando do ingresso dos alunos no curso.
Na tradicional revista Guia do Estudante da Editora Abril, famosa por sua inserção entre o público que busca informações sobre o Ensino Superior no Brasil, os Cursos de Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia Química aparecem entre aqueles “estrelados” pela publicação, cabendo aos dois primeiros o conceito “4 estrelas” e “3 estrelas” ao último, conforme pode ser visto na figura dada a seguir, com dados já atualizados para o ano de 2014. O curso de Engenharia de Petróleo passou recentemente pelo processo de credenciamento onde recebeu conceito 4.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil encontra-se atualmente com conceito 4 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), conta atualmente com 10 professores e 40 alunos matriculados, já promoveu 46 defesas de dissertações e conta com outras 25 em andamento no momento. No quadro de Docentes constam dois bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento encontra-se atualmente com conceito 3 na CAPES, conta atualmente com 12 professores e 43 alunos matriculados, já promoveu 59 defesas de dissertações e tem outras 29 em andamento no momento. No quadro de Docentes constam dois bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química encontra-se atualmente com conceito 3 na CAPES, contaatualmente com 10 professores e 35 alunos, já promoveu 70 defesas de dissertações e conta com outras 35 em andamento no momento.
O Programa de Pós-Graduação em Materiais é o mais recente do CTEC e aquele que demanda mais tempo de formação dos alunos. Encontra-se atualmente com conceito 4 CAPES, conta atualmente com 14 professores e 24 alunos, já promoveu 01 defesa de tese de doutorado e conta com outras 24 em andamento no momento