Palavra do Egresso: Tiago da Silva Moreira

O Eng. Químico Tiago nos conta como tem sido sua carreira após o término do Curso de Eng. Química na Ufal em 2015, se especializando em Engenharia de Processo e atualmente trabalhando na França

- Atualizado em

O Curso de Engenharia Química se constitui de um curso generalista que procura ter um egresso multidisciplinar e que possa se integrar em diferentes áreas. No entanto, é importante que o discente tenha a noção que apenas as disciplinas do curso não são as únicas atividades que formam o caráter profissional do Engenheiro Químico. Nesse sentido, o relato de um de nossos egressos, o Eng. Tiago da Silva Moreira, nos mostra o quanto a formação do Curso de Engenharia Química na Ufal ajudou no entendimento prático da profissão e sua busca de formação complementar e especializada o ajudaram a galgar uma trajetória de sucesso como Engenheiro Químico.

Eng. Químico Tiago da Silva Moreira

Também é importante mencionar, que além das disciplinas obrigatórias, o Curso de Eng. Química na Ufal oferece disciplinas eletivas, estágio não-obrigatório e obrigatório, trabalho de conclusão de curso (TCC) e cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado - PPGEQ/Ufal) que buscam fornecer conhecimento mais específico e direcionado para os discentes, e a escolha de seu percurso exige sabedoria para que haja uma sinergia na especialização do Engenheiro na área que se deseja atuar, sendo fundamental a sua prática profissional. Além disso, há disponibilidade de projetos de pesquisa para iniciação científica e tecnológica, programas discentes como o PEC (Programa Especial de Capacitação Discente), PETs (Programa de Educação Tutorial),  Empresa Júnior (A PROTEQ) e Projetos de monitoria e extensão aos discentes.

O Eng. Tiago concluiu seu curso na Ufal em 2015, e trabalhou/trabalha nas empresas: Peroxy Bahia - Camaçari- BA (https://peroxybahia.com), SigmaCT/Braskem - Maceió-AL (https://www.sigmact.com.br/novosigmact), CEGELEC CEM - Grenoble - França (https://www.cegelec-cem.fr) e Emdelen - Lyon - França (https://emdelen.fr/en/home). Os cargos que ocupou/ocupa nessas empresas foi inicialmente de Assistente de PCP (Programação e controle da produção), e após isso está como Engenheiro de Processo.

A Coord. de Curso, fez algumas perguntas à Tiago, para conhecermos mais sobre sua trajetória pós curso:

1) Como foi sua vida profissional após a conclusão do curso de Eng. Química?

No começo foi bem complicado se inserir no mercado de trabalho, principalmente na área industrial e no campo de engenharia de processo. Então, fiz um mestrado aplicado a um equipamento industrial. Com isso, conheci alguns colegas de profissão e comecei procurar saber quais seriam as ferramentas utilizadas no domínio de processo e comecei a procurar e praticar alguns softwares ou ferramentas utilizadas na área. Mas somente depois de 1 ano do fim do meu mestrado, eu consegui uma vaga dentro de uma planta química, na carteira não era ainda contratado como engenheiro, porém tive a liberdade de atuar em todos os projetos de melhoria da planta e com isso, eu comecei a usar as ferramentas e os cálculos aprendidos na graduação e no mestrado, além de alguns softwares. Após toda essa experiência e persistência, comecei, definitivamente, atuar como Engenheiro de Processo em outras empresas.

2) Quais os principais gargalos que encontrou na vida profissional?

A importância de relacionar a teoria dos conteúdos aprendidos na Universidade com a prática aplicada na Indústria. Pois, como engenheiro, percebi que somos capazes de resolver ou melhorar nosso(a) processo/produção.

3) O que você aconselharia aos discentes do Curso de Eng. Química na Ufal?

A Ufal e o Curso de Engenheira Química me ensinaram bastante que cada conteúdo dado tem uma justificativa e um porquê. Então, é importante absorver os conteúdos e buscar sempre uma aplicabilidade com os professores, pesquisas, ou na vida profissional.

A Coordenação e os professores do Curso agradecem imensamente ao Engenheiro Químico Tiago pelo seu relato, que nos mantém sempre atento às realidades do mercado e nos ajuda a projetar e atualizar o curso. Ao mesmo tempo, nos mostra o quão somos comprometidos com a formação de nossos alunos e que eles podem e chegam em empresas nacionais e internacionais. Damos Parabéns a você como profissional que vestiu a camisa da profissão e passou pelas dificuldades necessárias em busca de uma melhor formação e consolidação no mercado de trabalho. O Curso está de portas abertas e mantemos um convite contínuo para uma palestra a nossos discentes quando estiver em Maceió.

Carlos Eduardo de Farias Silva - Coord. do Curso de Eng. Química