Palavra do Egresso: Do 1º lugar na Ufal à Petrobras: a trajetória do engenheiro químico alagoano que entrou para uma das maiores empresas do Brasil
Gustavo Volney conquistou o 1º lugar no curso de engenharia química da Ufal em 2015. Dez anos depois, ele é engenheiro de processamento na Petrobras.
- Atualizado em

Trabalhar na área em que se formou, passar em um concurso na maior empresa do Brasil! O engenheiro químico da Petrobras Gustavo Volney Mota Lins Amaral conseguiu realizar muitos sonhos nos 10 anos após a aprovação em 1º lugar no curso de engenharia química da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Sisu 2015, mas para isso precisou enfrentar desafios como as incertezas de se formar durante a pandemia de Covid-19 e lidar com a distância da terra e da família.
Gustavo Volney contou que assistir a uma palestra do engenheiro químico Joao Inácio Soletti, da Ufal, no segundo ano do ensino médio foi o que o fez decidir pela profissão. Anos mais tarde, Soletti orientou o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Gustavo.
"Apesar de as coisas nem sempre serem 100%, a gente pode dar um jeito. A gente espera, sonha, planeja, e, ao longo dos anos, vai lidando com as circunstancias. A minha vida até de estudos, graças a Deus deu super certo no colégio, na faculdade, no concurso, mas às vezes para algumas pessoas não acontece assim. Sou muito realizado com a minha vida e com as oportunidades que tive", disse.
O Coord. do Curso, Prof. Carlos, ressalta que o engenheiro químico Gustavo se formou em 2020, com um ótimo rendimento acadêmico e foi aprovado em concurso público e trabalha na Petrobrás no Rio de Janeiro. Ainda reforça, o Curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Alagoas tem a capacidade de formar competentes profissionais para atuarem nas maiores empresas do Brasil, e para fora dele. Nossos egressos são nossas maiores conquistas.
Obs.: Nessa notícia foram usados trechos das notícias do G1, disponíveis em: