Visitas técnicas buscam aliar a teoria com a prática para os discentes dos últimos períodos do curso de Engenharia Química da Ufal

Visitas à Pointer/Portobello, Cervejaria Deodora, Usinas Utinga e Caeté além da Fábrica Maricota ocorreram em 2025


- Atualizado em

No Curso de Engenharia Química da Ufal, buscamos sempre que possível levar os discentes em visitas técnicas para que eles vejam na prática como os processos industriais são conduzidos, e ajudando a se projetarem dentro do ambiente industrial, ressalta Carlos Silva, Prof. do Curso.

São diversas disciplinas que realizam essas visitas técnicas, mais especificamente, no 9º período, que são vistas as disciplinas de Planejamento e Projetos, Utilidades Industriais, Tecnologia Química e Engenharia Ambiental, aplicáveis a qualquer indústria. Essas visitas são rotineiras em todo semestre, sendo as Prof.ras responsáveis, as Doutoras Albanise Enide, Lívia Ribeiro e Vânia Teles. No entanto, qualquer professor da parte específica/profissionalizante pode provir as visitas 6º-8º períodos do curso, como é o caso do Prof. Altair Marques, das disciplinas de Fenômenos de Transporte 3 e Tecnologia do Petróleo e da Prof.ra Renata Almeida que ministrou Microbiologia Industrial e Tecnologia de Alimentos.

Empresas como a Pointer de revestimentos cerâmicos, Cervejaria Deorora, Fábrica de Sanduíches Naturais Maricota e Usinas Utinga e Caeté (açúcar, álcool e energia), estão entre as empresas visitadas. O Prof. Carlos, acredita e recomenda que a visualização da Eng. Química na prática ajuda aos estudantes a se projetarem dentro dos ambientes industriais, e que não devem ser atividades realizadas apenas no último semestre de disciplinas do curso, mas que todos os professores de disciplinas profissionalizantes e específicas se estimulem para tal atividade e que a Universidade forneça o apoio necessário.