Sinpete/Ufal 2024 - Convite aos docentes: Atividades formativas durante a Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica


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Estimados docentes,

Com grande satisfação, divulgamos as ações formativas do Sinpete que serão realizadas durante a Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica.
Para se inscrever, basta acessar o link abaixo:
Campus sede:
Geral:
Seguem algumas atividades com seus respectivos temas, palestrantes, datas e horários e os respectivos links de inscrição:
16/10 - 11h - Conferência de abertura 
Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Projetos Locais: Desafios e Perspectivas 
Conferencista: Carina Giunco (Diretora do Instituto Selo Social e Membro da Comissão Nacional dos ODS)
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16/10 - 15h30min às 17h - PALESTRA I Professores investigadores da própria prática: possibilidades e desafios
Local: Auditório Vera Arruda (Enfermagem)
Ministrante(s): Carmen Passos (Ufscar) Público: Estudantes e professores da Educação Básica e Ensino Superior

Link de inscrição: SINPETE 2024 - Palestras I Maceió - 2º Lote (doity.com.br)

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17/10 - 9h-10h - Palestra: Como proteger os resultados das minhas pesquisas?
Palestrantes: Silvia Uchôa e Patrícia Brandão
Local: Sala 05, na tenda das arenas
Resumo: A palestra tem como objetivo geral promover o despertar e o entendimento acerca das normas que regem a propriedade intelectual, com vistas ao preparo dos docentes para realizar a necessária proteção de suas pesquisas.
17/10 - 13h-15h - Minicurso | Experimentação: Estratégias para o ensino de ciências a estudantes surdos
Ministrante: Professor Sinval Fernandes de Sousa - Secretaria de Educação de Uberlândia/MG
Local: Sala 03 
Público: Estudantes de licenciaturas, professores da Educação Básica e do Ensino Superior
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18/10 -  15h-17h - Palestra | Universidade, Escola e Sociedade: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como Ferramenta de Transformação Social
Palestrante: Luisa Schmidt Socióloga, doutora, investigadora e coordenadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa)
Local: Auditório do LCCV(CTEC)
Público-alvo: Estudantes e professores da Educação Básica, do Ensino Superior e população em geral
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17/10 - 13h às 14h - PALESTRA |O meio ambiente lagunar em Maceió e sua trajetória na cidade
Local: Sala 02
Expositor(es)/Painelista(s): Rubens de Oliveira Duarte (CTEC/Ufal)
Público: Estudantes e professores da Educação Básica e Superior e População em geral
A palestra tem como objetivo principal mostrar as transformações da cidade de Maceió ao longo dos anos, com um olhar direcionado ao meio ambiente lagunar na cidade e as consequências do processo de antropização sobre a região. Os conflitos de interesses entre o poder público, juntamente ao poder econômico, comprometeram ao longo dos anos toda a região, e sempre representaram ameaça à sustentabilidade desse habitat, comprometendo a inclusão social e o meio ambiente. Até a década de 1960, o mar e a laguna em Maceió tinham uma posição de similaridade na cidade. A partir da década de 1970, essa relação foi se desfazendo, com uma grande visibilidade do mar. A laguna praticamente foi se tornando invisível para o maceioense em geral. A discussão a ser levantada, incitará o público a pensar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, em particular, quanto a questões como a erradicação da pobreza, à saúde e bem-estar, à redução das desigualdades, às cidades e comunidades sustentáveis, à vida na água e à vida terrestre. E provocará a seguinte reflexão:  a cidade deve pensar a sustentabilidade como forma de potencializar o bem-estar da população. Será adotada como principal referência o livro Laguna de  encantos e desencantos, escrito pelo palestrante e publicado pela EDUFAL, em 2023 e suas pesquisas de mestrado e doutorado, que apresentam Maceió a partir da sua relação com a laguna Mundaú.
 
22/10 - 13h às 14h - PALESTRA I METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FISIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Local: Arena Ciências Biológicas e da Saúde (Sala 01)
Expositor(es)/Painelistas: Odair Alves (ICBS/Ufal)
Público: Professores da Educação Básica e Superior e População em geral
 
Oficinas:
16/10 - 13h às 15h - OFICINA I Configuração e uso de tablet para Deficiência Visual em sala de aula
Local: Sala 05
Expositor(es)/Painelistas: Itamira Pimentel Torres/Izamara Lopes Santos/ Jair Brian Anthony Azevedo De Oliveira
Público: Professores da Educação Básica, Estudantes e Professores do Ensino Superior 
 
17/10 - 13h às 15h - OFICINA I SABERES E FAZERES: O AEE como suporte de aprendizagem
Local: Sala 05
Expositor(es)/Painelistas: Maria José Guerra/ Tays da Silva Ferreira/ Jerdionir dos Santos Silva
Público: Estudantes do Ensino Médio, Estudantes do Ensino Superior; Professores da Educação Básica; Professores do Ensino Superior.
 
17/10 - 15h às 17h - OFICINA I Uso de IA para Educação Especial
Local: SALA 01
Expositor(es)/Painelistas: Adson Monteiro de Carvalho e Silva /Jair Brian Anthony Azevedo de Oliveira
Público: Estudantes do Ensino Superior; Professores da Educação Básica e do Ensino Superior.
22/10 - 8h às 10h - MESA REDONDA I Cotas Para Quem? A reserva de vagas na UFAL e as políticas de ações afirmativas
Local: Sala 03
Expositor(es)/Painelista(s): Rosa Lucia Lima da Silva Correia/ Danilo Luiz Marques/ Tâmara Elizabeth do Nascimento Duarte
ODS de aderência (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável): 4. Educação de Qualidade
Público: Estudantes e Professores da Educação Básica e População em geral
RESUMO: Os objetivos dessa política de ação afirmativa, expressa na Lei de Cotas, bem como os procedimentos para a comprovação da condição de beneficiários de cada tipo de reserva, ainda não é de amplo domínio. Os critérios de reservas determinados, requerem documentação e procedimentos específicos, os quais nem sempre o estudante, seu professor e especialistas da sua escola não têm conhecimento. Fazendo, portanto, com que a política pública perca o seu sentido e foco, deixando de garantir o acesso a quem ela se destina. É neste sentido que esta discussão tem extrema relevância, especialmente em se tratando de pessoas negras, população historicamente vilipendiada pelos resultados do racismo (ou dos racismos) e outros problemas gerados pelos mais de 300 anos de escravidão. Assim, no intuito de garantir maior grau de informação da população negra e dos futuros ingressantes na universidade a respeito da política de cotas, apresentar tais políticas como uma oportunidade de acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade, bem como promover a ampliação da cidadania negra é que propomos esta atividade.

Link de inscrição: SINPETE 2024- Mesas Redondas I Maceió (doity.com.br)

Contamos com a presença de tod@s vocês para abrilhantar e prestigiar a Semana Sinpete!

Cordialmente, 

Equipe Proford e Comissão Organizadora do Sinpete/Ufal 2024