Professores da Eng. Química da Ufal alcançaram em 2024 mais de 1000 citações em base de dados internacional para pesquisadores
João Inácio e Carlos Eduardo, docentes e pesquisadores, alcançaram esse ano a marca de mais de 1000 citações na base de dados Scopus (uma das mais utilizadas para coleta de dados de pesquisa no mundo)
- Atualizado em
Os professores Doutores João Inácio Soletti e Carlos Eduardo de Farias Silva alcançaram uma marca desejável para um pesquisador em nosso contexto regional, obtendo mais de 1000 citações no Scopus em 2024.
O Scopus é uma base de dados internacional que se encarrega, entre outras funções, da sistematização das publicações científicas além da contabilização de vezes que esses trabalhos científicos foram citados em outras publicações. É uma base onde as revistas científicas de maior relevância se encontram indexadas. A partir desses dados, podem ser obtidos parâmetros utilizados para demarcar a importância para o meio científico das produções de um determinado pesquisador, afinal, quanto mais relevante, mais vezes o estudo realizado e publicado será citado.
Um dos parâmetros mais aplicados é o índice h (h-index), quanto maior esse índice, maior é o impacto e a produtividade dos pesquisadores. Nesse sentido, o professor João Inácio possui 1132 citações e um índice h = 21, enquanto que o professor Carlos Eduardo, 1047 citações e índice h = 19. Embora trabalhem em áreas um pouco diferentes, convergem em alguns temas, conseguindo algumas colaborações. Ambos os professores são também bolsistas de produtividade do CNPq, João Soletti em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora DT-2 e, Carlos Silva em Pesquisa - PQ-2 nas Engenharias II; e participam do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (PPGEQ/Ufal).
João Inácio Soletti, Professor Titular da Ufal, fez a graduação na Universidade Estadual de Maringá - Paraná, mestrado e doutorado na COPPE/UFRJ, todos em Engenharia Química. Fez pós-doutorado na University of British Columbia - Canadá. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em pesquisa operacional, e na área de energia, atuando principalmente nos temas de biodiesel, tratamento de efluentes, adsorção, pirólise de biomassa e produção de bio-óleo, otimização de processo, petróleo e separação petróleo-água, além da área de propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Orientou 44 dissertações de mestrado (PPGEQ e PROFNIT na Ufal) e 1 tese de doutorado (PPGEQ/Ufal). Professor muito dedicado ao curso na área de Operações Unitárias e Engenharia e Otimização de Processos.
Carlos Eduardo de Farias Silva, Professor Adjunto da Ufal, fez graduação e mestrado na própria instituição em Engenharia Química e doutorado na Universitá degli Studi di Padova - Itália em Engenharia Industrial. Sempre atuou no contexto dos bioprocessos (Engenharia Bioquímica) aplicando microrganismos e enzimas na obtenção de produtos ou condução de processos de interesse para a humanidade. Trabalha ou trabalhou com bactérias, fungos (bolores e leveduras), microalgas nos seguintes processos: tratamento de efluentes, produção de bioetanol (1ª a 4ª geração), ciência e tecnologia de alimentos, produção de enzimas por fermentação semi-sólida, produção de microalgas em fotobiorreatores entre outros. Já orientou 13 dissertações de mestrado (PPGEQ, PPGRHS e PROFNIT da Ufal) e 1 tese de doutorado (PPGEQ/Ufal). Professor do curso na área de Processos Biotecnológicos e Tecnologia de Alimentos.
Com o esforço de todos os professores no Curso de Engenharia Química seja na docência como na pesquisa; auxilia-se na formação dinâmica e mais completa dos discentes, além de promover o crescimento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química através de seus cursos de mestrado e doutorado, favorecendo o aprendizado contínuo e mais específico para os egressos do curso.
O artigo mais citado do Professor João Soletti com 210 citações é:
- MgAl-LDH/Biochar composites for methylene blue removal by adsorption (https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0169131718304514)
Para Carlos Silva, o artigo com maior número de citações, em número de 235, é:
- Bioethanol from microalgae and cyanobacteria: A review and technological outlook (https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1359511316300289)
Além disso, os pesquisadores ainda publicam alguns artigos em conjunto unindo suas áreas de atuação, como por exemplo:
- Coalescence process to treat produced water: an updated overview and environmental outlook (https://link.springer.com/article/10.1007/s11356-019-06016-xv)
- Cellulosic Ethanol from Sugarcane Straw: a Discussion Based on Industrial Experience in the Northeast of Brazil (https://link.springer.com/article/10.1007/s12155-020-10169-w)
(Informações extraídas do Scopus, links abaixo, e Currículo Lattes dos docentes em 16/08/2024)
Links: https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=57208534812 e https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=6508265000