Instrumentação Industrial é uma aplicação importante para qualquer Processo Industrial e um diferencial para Engenheiros Químicos
Disciplina eletiva (optativa) está sendo ofertada esse semestre como EQUI113 - Instrumentação Industrial ás terças entre 13:30 e 15:10
- Atualizado em
A instrumentação industrial é uma área fundamental para o funcionamento eficiente e seguro de processos industriais. Ela envolve o uso de instrumentos e dispositivos para medir, controlar e monitorar variáveis como temperatura, pressão, vazão, nível e composição química em uma ampla gama de setores industriais (Megainstrumentos, 2025).
A excelente fiabilidade e precisão dos instrumentos de medição escolhidos podem significar uma grande melhoria no processo, otimizando o seu rendimento, maximizando o lucro. (FujilEletric, 2025).
A ementa resumida da disciplina é: A ementa resumida da disciplina é: Introdução ao controle de processo; Introdução à instrumentação industrial. Medição das variáveis mais utilizadas na instrumentação industrial: pressão , temperatura, vazão e nível. Elementos finais de controle; fundamentos de CLP (Controle Lógico Programável) e Conceitos de automação industrial.
O desempenho resultante dos sistemas de Instrumentação gera economias substanciais nos custos operacionais e de investimento:
- Maior fiabilidade e maior disponibilidade do processo
- Produto acabado uniforme e dentro da especificação
- Uma baixa taxa de avarias para aumentar a segurança e a integridade do equipamento
- Estabilidade a longo prazo para reduzir os intervalos e os custos de manutenção
- Tempos de resposta curtos para variações rápidas do processo (FujilEletric, 2025)
A área de Controle de processos está diretamente relacionada com a instrumentação industrial. Sem instrumentação, não há controle das variáveis de processos. Aula prática e visitas técnicas ajudam para melhor fixação do conhecimento. Aula pratica no Instituto de Computação (IC) da Universidade, como mostrado na Figura abaixo.