I Jornada da Engenharia Química (2024)

Evento ocorreu em 29 de novembro de 2024 com a presença dos professores diretamente ligados ao Curso buscando melhorias no currículo e integração às novas DCNs


- Atualizado em

O Objetivo desta Jornada é a de fomentar a troca de informações, conhecimentos e ideias, entre Professores e Pesquisadores, engajados dentro das áreas de investigação do curso de Engenharia Química. O curso possui diversas áreas de pesquisa as quais se desenvolvem com o auxílio de pesquisadores da UFAL, em conjunto com instituições do Brasil e de pesquisadores de Universidades estrangeiras. Unindo esforços entre as diferentes áreas de atuação no curso, pretende-se obter um crescimento para tudo o curso.

 

Os horários das atividades realizadas pelos professores e pesquisadores são, em alguns casos, empecilho para um estreitamento entre as relações das áreas. Pretendeu-se obter através desta Jornada, informações que permitam a colaboração entre as áreas de estudo e trabalho do curso de Engenharia Química. Com este esforço de comunicação pretende-se a partir dos resultados de discussão, incentivar o envolvimento de professores e pesquisadores em projetos de pesquisa e iniciação cientifica.

 

Atualmente o curso tem obtido através de seus Professores, importantes, projetos nas diferentes áreas, os quais favorecem a qualidade do ensino, permitindo o aumento de pesquisas teóricas e práticas para problemas de interesses social, ambiental e tecnológico. Neste evento foram realizadas apresentações dos projetos obtidos nas diferentes áreas de atuação, assim como os trabalhos mais relevantes, algumas das pesquisas em andamento nas áreas atuantes, e de forma especifica deverão de ser expostos o andamento da revisão do projeto pedagógico do curso assim como questões relevantes do curso. Ao final da jornada espera-se que os professores participantes se motivem na participação de suas atividades como docentes do curso de Engenharia Química.

Projetos de Pesquisa internacional, intercâmbio de estudantes, aumento do conceito no Guia da Faculdade de 3 para 4, que se mantém nos últimos 3 anos consecutivos, e conceito 3 no ENADE (o que trabalharemos para aumentar),melhoria dos aparatos práticos das disciplinas de laboratório profissionalizantes e especificas, além de normatização do curso e incremento de extensão ao currículo são atividades correntes do Curso.

Além disso, espera-se que esse evento ocorra todos os anos, e que em momentos futuros ele possa integrar a participação dos discentes e também de outros cursos da Unidade e da esfera Diretiva.