Equipe com Estudantes da Eng. Química conquistam fase estadual do 3º Desafio Liga Jovem - SEBRAE
O desafio é organizado pelo SEBRAE e se propõe a estimular jovens estudantes a desenvolverem ideias promissoras que impactem a sociedade
- Atualizado em
O projeto BioSense, desenvolvido por estudantes de Engenharia Química da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) sob orientação dos professores Dr. João Batista Maia Rocha Neto e Dra. Vânia de Lourdes das Graças Teles é uma iniciativa inovadora que transforma desafios locais em soluções sustentáveis. A ideia nasceu da necessidade de aumentar o tempo de prateleira do queijo coalho, produto típico nordestino, e de encontrar aplicação para o excesso de sargaço (algas marinhas) acumulado nas praias.



A equipe é formada pelos universitários Júlia Soares, Letícia Horácio, Miguel Porfírio, Rafaela Cândido e Raissa Bezerra e conta com a infraestrutura do Laboratório de Tecnologias Aplicadas do Centro de Tecnologia da UFAL. A solução encontrada pelo BioSense é converter o sargaço em biopolímeros, que são utilizados na produção de filmes biodegradáveis. Esses filmes servem como uma película protetora para a conservação do queijo coalho e apresentam grande potencial tecnológico para a maturação inteligente do produto.
A equipe BioSense venceu a etapa estadual do 3° Desafio Liga Jovem – nível ensino superior em uma concorrência acirrada com mais de 50 equipes e 180 estudantes envolvidos. Este Desafio incentiva o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras e o empreendedorismo juvenil, e em novembro a equipe vai representar Alagoas na etapa nacional SEBRAE em Belém/PA. Para a profa. Dra. Vânia Teles, “este resultado é uma grande conquista para os jovens acadêmicos, pois despertou o olhar atento às demandas regionais e o potencial empreendedor da equipe para atender o mercado de queijos”.
A equipe já está se preparando para a etapa Nacional, participando de consultorias, visitas às indústrias de Laticínios com apoio do SEBRAE-AL. Na etapa nacional, as equipes finalistas de todo o Brasil viajam com despesas custeadas para uma capital de inovação, onde participam de uma imersão com eventos exclusivos e experiências inspiradoras. O Prof. Dr. João Batista ressalta que “inserir a tecnologia desenvolvida pelos estudantes no programa de incubadoras da UFAL é fundamental para promover a inovação sustentável e o empreendedorismo ambientalmente responsável, fortalecendo a transferência de conhecimento entre a pesquisa acadêmica e o mercado”.
A vitória na final confere uma Missão Internacional, reforçando o potencial científico, tecnológico e social do BioSense. Para mais informações, sigam a equipe no @_biosense.
