Docentes aposentados

Nesse espaço, dedicamos os mais fervorosos votos aos professores que ajudaram na formação e consolidação do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Alagoas. Uma pequena lembrança a esses mestres, que ajudaram na formação de tantos profissionais espalhados pelo país e fora dele, em um Estado outrora considerado carente. Como dizia Paulo Freire: “A sala de aula é um mecanismo de transformação social”, e vocês foram mestres na graduação e serão sempre lembrados por quem os conheceram, ensinaram e orientaram.

Evandir.png

Evandir Gonçalves de Oliveira (in memorian)

Possuía graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Pernambuco (1974) e mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Como linhas de pesquisa estavam a fermentação de etanol e de alimentos e bebidas. Fundador do Laboratório de Tecnologia de Bebidas e Alimentos (LTBA), trabalhou na Universidade por quase 2 décadas, além de ter trabalhado no PLANALSUCAR. Ministrou disciplinas como Tecnologia Química, Microbiologia Industrial, Tecnologia das Fermentações e Tecnologia de Alimentos. Professor muito humano, dedicado e envolvido com o desenvolvimento de produtos que ajudassem a sociedade.

Nunes.png

João Nunes de Vasconcelos

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (1977), mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). As principais linhas de pesquisa estavam voltadas a produção de etanol combustível e produção/envelhecimento de cachaça. Fundador do Laboratório de Derivados de Cana-de-Açúcar (LDCA), hoje o Laboratório de Bioprocessos (LaBio), trabalhou na Universidade por quase 3 décadas, além de ter trabalhado no PLANALSUCAR. Ministrou disciplinas como Engenharia Bioquímica, Tecnologia do Álcool 1 e 2 e Tecnologia do Áçúcar 1 e 2. Participou do Programa de Pós-graduação de Engenharia Química (PPGEQ), sendo um dos professores criadores. Foi um dos primeiros pesquisadores da Ufal a receberem a concessão de patente pelo INPI, especificamente, com leveduras imobilizadas em colmos de cana ou sabugos para a produção de etanol. Foi diretor do Centro de Tecnologia. Professor dedicado no ensino de Eng. Bioquímica, e na execução de projetos na área de fermentação etanólica.

Sandra.png

Sandra Helena Vieira de Carvalho

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado (1990) e doutorado (1998), em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ/COPPE/ PEQ. Pós-doutorado na University of British Columbia, em Vancouver (UBC), Canadá (06/2011 a 06/2012). Professora Titular da Ufal. Trabalhou como engenheira de projeto e de processo nas indústrias químicas: Elekeiroz do Nordeste Indústria Química S/A; e, Companhia Alcoolquímica Nacional. Trabalhou por mais de 25 anos na Engenharia Química da Ufal. Linhas de atuação nas áreas de energia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: biodiesel, dessalinização solar, gaseificação, pirólise, bioóleo e biocarvão. Atua também nas áreas de otimização de processo, logística, e sistemas de separação (flotação, filtração, sedimentação, dentre outros). Ministrou disciplinas como Planejamento e Projetos e Utilidades Industriais. Participa do Programa de Pós-graduação de Engenharia Química (PPGEQ), sendo um dos professores criadores e inclusive também atuou como Coordenadora do Programa, continuando ainda como professora voluntária no mesmo, orientando discentes de mestrado e doutorado. Possui particular destaque na pesquisa, sendo Bolsista de Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq- DT 2 desde 2013. Professora dedicada, na montagem e consolidação do Laboratório de Sistemas de Separação e Otimização de Processos (LASSOP), atuando na pós-graduação de forma intensa e colaborando grandemente para a consolidação do PPGEQ com um programa de pós-graduação de qualidade.

Karla.png

Karla Miranda Barcellos

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutorado em Energia - Universite Paul Sabatier (Toulouse III-França-1990). Professora Titular da Ufal. Atuou por quase 3 décadas no curso de Eng. Química da Ufal. Como linhas de pesquisa, se destacam o aproveitamento da energia, energia solar térmica, economia de energia, bomba de calor, refrigeração, secagem de alimentos, aproveitamento térmico e gaseificação de biomassa. Ministrou disciplinas como Fenômenos de Transporte 2 (Processos de Transferência de Calor) e Processos Térmicos. Atuou ativamente na área administrativa do Curso de Engenharia Química, sendo Coordenadora/Chefe de Departamento por algumas gestões, e sempre integrada ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Colegiado do Curso. Participou do Programa de Pós-graduação de Engenharia Química (PPGEQ), sendo um dos professores criadores. Professora dedicada, grande mestre na área de transferência de calor por meio das disciplinas que envolviam fenômenos transporte, sempre entusiasta do curso e participação direta na constante atualização das bases curriculares do curso.

lindaurea.png

Lindaurea Dantas da Costa

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1983), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (1988) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Atuou por quase 3 décadas no curso de Eng. Química da Ufal. Como linhas de trabalho estão as operações unitárias, fenômenos de transporte, secagem, condensação, ebulição e termossifão bifásico. Ministrou disciplinas como Fenômenos de Transporte 1, Introdução a Engenharia Química e Operações Unitárias 1. Atuou ativamente na área administrativa do Curso de Engenharia Química, sendo Coordenadora/Chefe de Departamento por algumas gestões, e sempre integrada ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Colegiado do Curso. Professora dedicada, grande mestre na área de fluidodinâmica e sistemas particulados, em especial, ministrava a parte de bombas e compressores de maneira única, sempre entusiasta do curso e participação direta na constante atualização das bases curriculares do curso.