Visita ao canal do sertão alagoano

Data: 
26/02/2015

8 discentes do PPGRHS e o coordenador do Programa Prof. Marllus Neves participaram, nesta quarta-feira dia 24/02/2016, de uma visita ao canal do Sertão alagoano, organizada pelos Professores do Centro de Tecnologia Jerônimo Leoni e Valmir Pedrosa.

Logo após uma explanação do Prof. Jerônimo, a visita começou no km 65, onde foi possível observar estruturas de drenagem para proteção do canal tais como diques, overchutes, bueiros, drenagem subterrânea e canaletas.

Logo depois foi observado o desemboque do túnel no km 71,7. Em seguida, no km 74, um bueiro com uma estrutura para receber bombas de eixo vertical a serem utilizadas por perímetros de irrigação e também a seção transversal do canal com largura superior de 19m e profundidade da água no momento de 4,6m.

Mais a frente foram visitados uma ponte canal, comportas com vertedor lateral e o sifão projetado para vencer um vale com profundidade de 52 m.

Foi uma oportunidade única de entender a importância da maior obra do Estado de Alagoas e a complexidade de projeto e execução.

Participantes do PPGRHS com o Prof. Jerônimo Leoni
Explicação do Prof. Jerônimo Leoni
Canal com proteção contra escoamento vindo de bacias laterais
Estrutura para receber bombas
Desemboque do túnel
Vertedor lateral a montante de comportas
Entrada na ponte canal
Ponte canal
Trecho final do sifão
Junção e ventosa no ponto mais baixo do sifão

Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento - PPGRHS/UFAL
2021 © Todos os Direitos Reservados
FacebookTwitter