Edital RETIFICADO 02/2019-PPGMATERIAIS/PROPEP-CPG/UFAL
Para ingresso em 2020.1
pgmat edital 20-1 - retificado em 06-12-2019.pdf
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Edital de Abertura n.º 02/2019-PPGMATERIAIS/PROPEP-CPG/UFALP á g i n a | 1
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenadoria de Pós-Graduação
EDITAL 02/2019-PPGMATERIAIS/PROPEP-CPG/UFAL
ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM MATERIAIS –1° SEMESTRE DE 2020
RETIFICADO EM 06/12/2019
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em
Materiais da Universidade Federal de Alagoas – UFAL tornam pública, pelo presente Edital, a abertura do processo de
inscrição, seleção e matrícula dos candidatos a seu curso de Doutorado especificado neste Edital, com prazos máximos
de conclusão de 48 (quarenta e oito) meses, observando os aspectos a seguir nomeados.
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
O Processo Seletivo stricto sensu – UFAL/2020.1 será realizado sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e
Pós-Graduação (PROPEP) e da Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Materiais.
DAS VAGAS
Art. 1º O número total de vagas ofertadas de ampla concorrência será 15 (quinze). As vagas serão dispostas de acordo
com a seguinte distribuição: 10 % das vagas para servidores públicos da UFAL em exercício (1 vaga), 20 % das vagas
para candidatos/as negros/as (pretos/as e pardos/as) (03 vagas), 10 % das vagas para candidatos/as indígenas (1
vagas) e de 10 % das vagas para candidatos/as com deficiência (1 vaga). A atribuição de vagas para cotistas segue
orientação prevista na Resolução n° 86/2018-CONSUNI/UFAL, de 10 de dezembro de 2018.
Parágrafo único: Não havendo candidatos aprovados ou inscritos em uma das duas categorias de cotas
acima especificadas, o índice destinado a cada categoria migrará para a outra. Não havendo candidatos
inscritos ou aprovados nas vagas destinadas às cotas, estas migrarão automaticamente para o sistema
de vagas gerais.
DAS INSCRIÇÕES
Art. 2º As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet, na página eletrônica do Sistema Integrado de
Gestão
de
Atividades
Acadêmicas
–
SIGAA:
https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto do dia 21/12/2019 a 23h59min
do dia 31/01/2020 (horário local)
§ 1º A inscrição no Processo Seletivo implicará no conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas no
inteiro teor deste Edital e seus anexos, não podendo o candidato alegar seu desconhecimento.
§ 2º Todos os documentos deverão ser digitalizados, salvos em PDF (frente e verso, quando houver) e enviados
eletronicamente (conforme artigo 4º deste edital).
§ 3º A inscrição será efetivada com a confirmação gerada pelo sistema, devendo ser impressa para possíveis
necessidades de comprovação.
§ 4º Para cada item do questionário de inscrição é permitido o envio de apenas um documento. Caso o candidato
necessite inserir vários documentos em um único item, deverá compactá-los em um único arquivo salvo no formato
PDF.
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§ 5º A conferência dos documentos anexados pelos candidatos será realizada pela Comissão de Seleção.
§ 6º A homologação das inscrições será realizada pela Comissão de Seleção, após a conferência dos documentos. Não
será permitida a inclusão posterior de documentos. As inscrições incompletas, enviadas de forma indevida ou fora dos
prazos estabelecidos neste edital serão indeferidas.
DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO
Art. 3º Poderão se inscrever, para o nível de Doutorado, candidatos portadores de título de Mestre em Materiais e
áreas afins .
Parágrafo Único – Também poderão se inscrever no presente processo seletivo os concluintes do último semestre dos
cursos especificados no caput deste artigo, de instituições oficiais reconhecidas pelo MEC.
Art. 4º Para se inscrever, o candidato deverá nas datas indicadas no Art. 2º deste Edital, seguir os seguintes
procedimentos:
a) Preencher o Formulário de Inscrição acessado na página eletrônica do Sistema Integrado de Gestão de Atividades
Acadêmicas – SIGAA https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto e anexar
os seguintes documentos:
I.Formulário de inscrição (Anexo 1) devidamente preenchido e assiando;
II.Cópia de documento pessoal com foto: carteira de identidade ou carteira de motorista (dentro da validade) ou
carteira funcional ou carteira de trabalho ou passaporte para estrangeiros.
III.Cópia do Diploma de Mestrado, emitida pela Instituição onde o título foi obtido;
IV.Cópia do Histórico Escolar do Mestrado;
V.Curriculum Vitae preenchido no formulário LATTES-CNPq (disponível na página eletrônica http://lattes.cnpq.br/), ,
devidamente documentado com cópia de cada um dos títulos e atividades, organizados na sequência do
formulário Lattes.Não serão aceitos outros modelos de currículo;
VI.Projeto de pesquisa (escrito de acordo com o item D das informações adicionais deste edital).
VII.Tabela de pontuação do currículo, preenchida pelo candidato/a (Anexo 3).
VIII.Comprovante de exercício do cargo de servidor público da UFAL e vínculo institucional (apenas para os que
concorrerem às vagas específicas para servidores de UFAL)
IX.O/a candidato/a negro/a, indígena e com deficiência deverá apresentar um memorial de, no mínimo, 2 (duas)
páginas relatando o histórico de sua vida, descrevendo sua trajetória pessoal, escolar e familiar e suas intenções de
estudar no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu.
X.O/a candidato/a quilombola e indígena deverá anexar os documentos que atestem o pertencimento étnico àquela
comunidade emitido por liderança local, reconhecida pela Fundação Cultural Palmares (para quilombola) e pela
Fundação Nacional do Índio (para indígena).
XI. O/a candidato/a à reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCD) que precisar de condições diferenciadas
para realizar a apresentação do projeto de pesquisa deverá anexar, no ato da inscrição, um requerimento com a
descrição de sua necessidade e especificar o tratamento diferenciado adequado.
§ 1º A aprovação do/a candidato/a que se autodeclarou negro/a será condicionada a apresentação de atestado ou
declaração emitida pela comissão verificadora da UFAL de acordo com a RESOLUÇÃO Nº. 86/2018-CONSUNI/UFAL,
de 03 de dezembro de 2018 da Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores – SECS/UFAL.
§ 2º A comprovação de que trata o inciso III poderá ser substituída por declaração, emitida por instituição de ensino
superior, informando que o aluno cumpriu todos os pré-requisitos para a conclusão do curso, faltando apenas a
defesa da dissertação.
§ 3º Na inscrição deverá ser apresentada a declaração de cópias autênticas (Anexo 2) em relação aos documentos
necessários para inscrição, estando o candidato ciente que poderá responder criminalmente no caso de falsidade.
§ 4º A “Declaração de Cópias Autênticas” isenta a necessidade de autenticação dos documentos da inscrição, mas
caso necessário, a Comissão de Seleção poderá solicitar a apresentação dos documentos originais.
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§ 5º Informações adicionais relativas ao Programa podem ser obtidas por telefones, e-mail ou secretaria, conforme o
quadro 1:
Quadro 1
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
1. MATERIAIS
CONTATOS
(82) 3214-1276 / 1863
http://www.ctec.ufal.br/posgraduacao/pgmateriais
secretariappgmateriais@yahoo.com.br
Secretaria do PPGMateriais, Centro de Tecnologia (CTEC),
Universidade Federal de Alagoas – Campus A. C. Simões – Cidade Universitária
Maceió/AL CEP 57072-970
Art. 5º A ausência dos documentos referentes ao item elencado no artigo 4º deste Edital implicará na impugnação
da inscrição.
DO PROCESSO SELETIVO E JULGAMENTO DOS CANDIDATOS
Art. 6º O Processo Seletivo dos candidatos será realizado pela Comissão de Seleção composta por professores que
compõem o Curso, designada para esse fim, através do Colegiado do PPG. A Comissão de seleção será composta pelos
professores: Fabiane Galdino Caxico, Lígia Maria Manzine Costa, Eduardo Jorge da Silva Fonseca, Solange Bessa
Cavalcanti, Severino Pereira Cavalcanti Marques, Glauber José Ferreira Tomaz da Silva, Joselado Tonholo, Camila
Braga Dornelas, Rusiene Monteiro de Almeida e Adriana Santos Ribeiro, sendo a Profa. Adriana Ribeiro presidente da
comissão.
§ 1º No sentido de garantir a imparcialidade no processo seletivo, a banca examinadora produzirá uma ata incluindo
informações conclusivas sobre o evento, incluindo a ausência de impedimentos e suspeição que possam caracterizar
conflito de interesse. Esta ata será guardada pelo PPG para cumprir eventuais solicitações dos candidatos, do
Ministério Público Federal (MPF) ou de outros órgãos de controle;
Art. 7º Para fins de pontuação relacionados ao título de mestre (item 1, Formação da Tabela de pontuação anexo 4)
de cada candidato será considerada apenas a análise do histórico de Mestrado.
Art. 8º O Processo Seletivo constará de etapas especificadas neste Edital e seus anexos.
§ 1º As informações relativas a vagas disponíveis, distribuição das pontuações da avaliação do projeto e currículo
estão disponíveis no anexo deste Edital.
§ 2º Para a análise curricular será utilizada a Tabela de Pontuação indicada no Anexo 4.
Art. 9º Os candidatos serão selecionados até o número de vagas previsto no Art. 1º deste Edital. A classificação final
dos candidatos será realizada por ordem decrescente da pontuação final e disponibilidade de vagas.
Art. 10 No caso de igualdade de notas, serão utilizados os seguintes critérios para o desempate dos candidatos:
I.Maior número de artigos publicados em revistas científicas Qualis A na área de Materiais comprovados no
Curriculum Vitae;
II.Maior número de artigos publicados em revistas científicas Qualis B na área de Materiais comprovados no
Curriculum Vitae;
III.Candidato com maior idade.
Art. 11 O candidato poderá ser aprovado, mas não selecionado, observando-se a ordem de classificação, o número de
vagas, conforme Art. 1º deste Edital, e a disponibilidade de vagas de orientação na área de concentração e linha de
pesquisa.
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Parágrafo Único – O candidato ou seu procurador com poderes específicos obtidos através de procuração simples
registrada em cartório, poderá recorrer do resultado de cada etapa ao Colegiado do Programa de Pós-Graduação, no
prazo estabelecido no calendário deste Edital e anexo do Programa.
DO RESULTADO FINAL E RECURSOS
Art. 12 O RESULTADO FINAL será divulgado de acordo com o calendário contido neste Edital exclusivamente pela
Coordenação do Curso nos links (https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=pstricto) e (http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/ctec/pos-graduacao/doutorado-em-materiais) e nos
murais/quadros de aviso do Programa
Art. 13 O candidato poderá recorrer do resultado de cada etapa à Comissão de Seleção, no prazo estabelecido no
calendário deste Edital.
Parágrafo único: Para isso, deve-se abrir um processo no Protocolo Geral da UFAL (Reitoria), destinando o mesmo
para PROPEP/CPG (Coordenação de Pós-Graduação) e enviar email com a cópía do conteúdo do recurso para
ppgmateriais@ctec.ufal.br.
DA MATRÍCULA E INÍCIO DO CURSO
Art. 14 Terão direito à matrícula no Programa de Pós-Graduação em Materiais os candidatos aprovados e
classificados, respeitados os limites das vagas estabelecidas no Art. 1º deste Edital.
Art. 15 A matrícula acadêmica e institucional dos candidatos selecionados será realizada na Secretaria do Curso, pelo
candidato ou por seu representante legal, no período de 04 a 06 de Março de 2020.
§ 1º A relação dos documentos necessários para realização da matrícula será divulgada pela secretaria do programa,
após a conclusão do processo seletivo. Os documentos devem ser entregues impressos conforme a relação que será
indicada.
§ 2º No caso da inscrição condicionada, prevista no § 1º do Art. 5º, o candidato ao doutorado só poderá realizar sua
matrícula ao comprovar que concluiu o mestrado e dentro do prazo da realização da matrícula. Caso o candidato não
tenha concluído o mestrado, o processo seletivo será invalidado para este candidato.
§ 3º Será considerado desistente o candidato aprovado e classificado que não efetuar a matrícula no período
estipulado descrito neste edital.
§ 4º Em caso de desistência da matrícula ou não inscrição, será feita convocação dos candidatos aprovados,
considerando-se a ordem de classificação, de acordo com o disposto do Art. 1º deste Edital.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 16 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação das normas e condições estabelecidas neste
Edital, no período de 21/12/2019 a 31/01/2020.
Art. 17 Será excluído do processo seletivo o candidato que:
I. Apresentar comportamento considerado incompatível com a lisura do certame, a critério exclusivo da Comissão de
Seleção;
II. Não atender o que consta no Artigo 4º deste Edital.
Art. 18 As bolsas porventura disponibilizadas por agências de fomento poderão ser oferecidas aos alunos, atendendo
aos critérios fixados pelas Financiadoras, pelo CONSUNI/UFAL, por estas instituições e pelo Colegiado do Curso, não
estando garantida a concessão de bolsas aos selecionados.
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Art. 19 As alterações relativas a datas e horários, conteúdo programático, peso e pontuação serão divulgadas pela
PROPEP e pelo Programa de Pós-Graduação em Materiais.
Art. 20 Portadores ou representantes de portadores de necessidades especiais devem contactara secretaria do
PGMateriais CTEC/UFAL, para garantia de acessibilidade plena ao processo seletivo e à realização do curso.
Art. 21 Os casos omissos no presente Edital, serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em
Materiais.
Maceió, 02 de Dezembro de 2020.
Profa. Dra.Rusiene Monteiro de Almeida
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Materiais
Profª. Drª. Maria Virgínia Borges Amaral
Coordenadora de Pós-Graduação-PROPEP/UFAL
Prof. Dr. Alejandro Cesar FreryOrgambide
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação/UFAL
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INFORMAÇÕES ADICIONAIS
A. DO PÚBLICO ALVO
- Poderão se inscrever candidatos com mestrado em cursos reconhecidos pela CAPES na área de Materiais e em
áreas afins, tais como Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências da Saúde e Ciências Biológicas;
- Serão aceitas inscrições de portadores de títulos obtidos no exterior mediante apresentação do comprovante de
reconhecimento do curso de mestrado, pelo MEC.
B. DA INSCRIÇÃO
As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet, na página eletrônica do Sistema Integrado de Gestão de
Atividades Acadêmicas – SIGAA: https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=pstricto do dia 21/12/2019 às 23h59min do dia 31/01/2020 (horário local)
C. DO PROCESSO SELETIVO
O processo de seleção compreende as etapas:
Etapa
I. Análise Documental, Projeto de Pesquisa (Peso 6, seis) e Análise
curricular (peso 4, quatro)
Caráter
Eliminatório/Classificatório
OBSERVAÇÃO:
Os candidatos aprovados serão classificados de acordo com a nota final obtida a partir da soma das médias
normalizadas do projeto de pesquisa e análise currículas, segundo o quadro de vagas disponíveis.
Os candidatos para as vagas de livre concorrência e servidor público da UFAL que não alcançarem nota
absoluta 7,00 e os candidatos para as vagas das cotas das ações afirmativas que não alcançarem nota
absoluta 5,60 (representando 20 % a menos da nota de corte dos não cotistas, de acordo com a Resolução n°
86/2018 – Consuni/UFAL, 10 de dezembro de 2018) referente ao projeto de pesquisa, respectivamente,
serão eliminados do processo seletivo e não terão seus currículos contabilizados.
A análise documental seguirá o descrito no Art. 4º deste edital.
D. CRITÉRIOS DE ANÁLISE DO CURRÍCULO E PROJETO DE PESQUISA
O projeto de pesquisa deve abordar o tema proposto na linha de pesquisa a qual o candidato se inscreveu
(Quadro 2) e conter no máximo 07 (sete) páginas com os seguintes itens: Título, Resumo, Introdução, Revisão
Bibliográfica, Objetivos e Metas, Metodologia, Impactos Esperados, Cronograma e Referências Bibliográficas.
Usar: fonte Arial, tamanho 10, espaçamento entre as linhas 1,5 e justificado.
QUADRO 2 – PROJETOS DE PESQUISAS e VAGAS
Projetos de Pesquisa
1- Modelagem para predição e controle da taxa de corrosão e vida útil remanescente de feixe
tubular metálico de trocador de calor sujeito a ações de processos corrosivos intermitentes
decorrentes do contato com ácidos clorídrico e hipocloroso.
Abordagem: Propor um modelo para monitorar e controlar a taxa de corrosão e a vida útil de
VAGAS
01
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feixes tubulares em trocadores de calor, que estão sujeitos às ações dos processos corrosivos
intermitentes decorrentes do ataque pelos ácidos clorídrico e hipocloroso.
2 - Síntese de Materiais Catalíticos do Tipo Metal Suportado através de Eletrofiação Para Testes
de Decomposição do Metano
Abordagem: Produzir estruturas inorgânicas tridimensionais altamente porosas utilizando
eletrofiação e que apresentem atividade catalítica frente a reação de decomposição do metano.
01
3 - Aplicação de nanomateriais para área da saúde
Abordagem: O objetivo é a purificação e utilização de resíduos da própolis vermelha de Alagoas
no desenvolvimento de dispositivos na área da saúde. A purificação do resíduo da própolis
vermelha pode ser utilizada na produção de blendas ou na inserção das cadeias poliméricas
resultando em materiais inovadores. A técnica de eletrofiação pode ser utilizada no
processamento deste materiais, criando assim um dispositivo altamente poroso. A utilização
destes materiais e técnicas podem ser exploradas na criação de sínteses de nanopartículas
cerâmicas visando a aplicação em regeneração óssea e/ou em sistemas polímericos para
regeneração de tecidos moles
01
4 - Propagação da luz parcialmente coerente em sistemas não Hermitianos
Abordagem: Estudar o espalhamento de um campo de radiação parcialmente coerente por um
meio simétrico sob a ação simultânea das operações de simetria de inversão espacial (P) e
reversão temporal (T), para entender as variações que ocorrem na propagação do espectro sob a
ação combinada da simetria PT com as flutuações do campo eletromagnético. .
02
5 - Desenvolvimento e aplicação de modelos micromecânicos para materiais compósitos
Abordagem: O projeto de pesquisa envolve o desenvolvimento e a aplicação de modelos
micromecânicos para avaliação de propriedades térmicas e mecânicas efetivas de materiais
compósitos. Os estudos são relevantes para o entendimento do comportamento de materiais já
existentes e para o projeto de novos materiais compósitos com propriedades especiais almejadas
pelos diversos setores industriais
01
6 - Novos materiais para fabricação de dispositivos de acustofluídica aplicados a ensaios in vitro
Abordagem: Análisar as propriedades mecânicas de materiais como polidimetilsiloxano (PDMS),
resina e polímeros de manufatura aditiva utilizados na fabricação de dispositivos de acustofluídica
em escala micrométrica. Com vistas a ensaios de células in vitro.
01
7 - Estudo de propriedades elásticas de lipossomos em dispositivos de acustofluídica
Abordagem: Analisar as propriedades elásticas de lipossomos através da deformação da sua
membrana por força de radiação de ultrassom em dispositivos de acustofluídica
01
8 - Novos Materiais úteis para Odontologia
Abordagem: Desenvolvimento de novos materiais úteis em odontologia. Utilização de Própolis
Vermelha de Alagoas e outros produtos da biodiversidade que permitam incorporação de
propriedades cicatrizantes, bactericidas, fungicidas além de melhoria das propriedades
mecânicas, físicas e químicas.
01
9 - Novos Materiais em Ciências Forenses
Abordagem: Desenvolvimento de métodos e materiais para maximização de resultados de
análises forenses, particularmente na área de saúde. Perfil: estudante com formação na área de
saúde e/ou forense.
02
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10 - Síntese e avaliação de nanocarreadores inorgânicos
Abordagem: Investigar a síntese de nanocarreadores inorgânicos, como argilas lamelares e
nanopartículas metálicas, e avaliar sua aplicação
01
11 - Microtecnologias aplicada a biosensores
Abordagem: A aplicação de fundamentação física em novas tecnologias voltadas ao
desenvolvimento de dispositivos microfluídicos para aplicações na área
biológica (biosensores microestruturados – optofluídica)
01
12 - Filmes finos nanoestruturados para aplicação em células solares
Abordagem: Desenvolvimento de filmes finos com propriedades ópticas para aplicações
em células solares contendo nanoestruturas semicondutoras para geração de energia renováveis
01
13 – Síntese e Caracterização de Sistemas Nanoestruturados visando Aplicações como Sondas
Luminescentes
01
Abordagem: Desenvolver e caracterizar sistemas nanoestruturados luminescentes que
apresentem especificidade visando aplicações como sondas
TOTAL DE VAGAS
QUADRO 3: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Critério de Avaliação
Importância da realização da pesquisa para a ciência e a sociedade utilizando
citações da revisão de literatura e argumentos próprios coerentes com a
proposta de estudo?
Apresenta linguagem clara, objetiva e condizente com o título e abordagem
da pesquisa?
A pesquisa está adequadamente formulada?
O objetivo geral está formulado de forma clara? É condizente com a questão
de pesquisa e coerente com o título do projeto?
A metodologia está descrita de forma clara a natureza da pesquisa?
Apresenta bibliografia atual em revistas indexadas e adequada ao tema de
pesquisa?
Total
15
Pontuação
0-10
0-10
0-10
0-10
0-10
0-10
E. DO CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO
EVENTOS
1.1 Inscrição
1.2 Homologação das Inscrições (Análise documental), Anállise do Projeto de
Pesquisa e Pontuação Currícular
1.3 Período para Recurso do Resultado da Análise documental, Projeto de
Pesquisa e Pontuação Currícular
1.4 Resultado do Recurso do Resultado da Análise documental, Projeto de
Pesquisa e Pontuação Currícular
1.5 Resultado Final
PERÍODO
21/12/2019 a
31/01/2020
Até 07/02/2020
08/02 a
12/02/2020
13/02/2020
21/02/2020
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F. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E MATRÍCULA
O RESULTADO FINAL será divulgado de acordo com o calendário contido neste Edital exclusivamente pela
Coordenação do Curso nos links (https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=pstricto) e (http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/ctec/pos-graduacao/doutorado-em-materiais) e nos
murais/quadros de aviso do Programa
Aplicam-se a este Anexo todas as demais disposições constantes no Edital EDITAL 02/2019PPGMATERIAIS/PROPEP-CPG/UFAL, bem como as retificações que se fizerem necessárias.
G. CONTATOS DO PROGRAMA
Coordenadora:ProfaDraRusiene Monteiro de Almeida
Vice-Coordenador: ProfaDra Adriana Santos Ribeiro
Secretaria do PPGMateriais, Centro de Tecnologia – CTEC, Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões,
Cidade Universitária. Maceió/AL CEP: 57072-970.
Telefone: (82) 3214-1276 / 1863
Home Page: http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/ctec/pos-graduacao/doutorado-em-materiais
E-mail:secretariappgmateriais@yahoo.com.br
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ANEXO – 1
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PROPEP
PROCESSO DE SELEÇÃO
DOUTORADO EM MATERIAIS
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - ANEXO 1
FOTO
Do preenchimento completo e correto dependerá a adequada tramitação de sua solicitação (Proibida a mudança de formato)
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATERIAIS
VAGA:
( ) LIVRE CONCORRÊNCIA
Vínculo Empregatício: ( ) SIM
UNIDADE ACADÊMICA: CENTRO DE TECNOLOGIA
( ) SERVIDOR PÚBLICO DA UFAL
( ) NÃO
( ) COTAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS
Deseja bolsa de estudo ( ) SIM
( ) NÃO.
1 – DADOS PESSOAIS DO CANDIDATO
Nome completo:
Data de Nascimento
RG:
Sexo ( ) F ( ) M
CPF:
Naturalidade:
E-mail:
Endereço residencial:
CEP:
Bairro:
Cidade/UF:
DDD/Telefone 1:
DDD/Telefone 2:
2 – LOCAL DE TRABALHO
Instituição:
Cargo/função
Sigla:
Vínculo Empregatício
( ) Sim
( ) Não
( ) Integral
( ) Aponsentada
Endereço Institucional:
CEP:
Regime trabalho ( ) Parcial
Situação ( ) Ativa
( ) Dedicação Exclusiva
Cidade:
DDD
Telefone
Ramal
UF:
Fax
3 – EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO CANDIDATO
Exponha, de maneira suscinta, as razões que o levaram a candidatar-se ao Programa de Pós-Graduação em Materiais e quais as suas perspectiva
profissionais em termos acadêmicos e/ou técnicos.
4- PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO
1.
O candidato concorre as vagas pela demanda de: ( ) não cotista ( ) servidor da UFAL ( ) cotas de ações afirmativas*.
2.
O candidato a cotas é referente a: ( ) Negros ( ) Indígenas ( ) Deficientes
3.
O candidato deseja se autodeclarar quanto a sua etnia: ( ) Sim ( ) Não
4.
Em caso, afirmativo, como se autodeclara: ( ) branco ( ) amarelo ( ) negro ( ) pardo ( ) índio
*Os candidatos a cotas deverão atender a RESOLUÇÃO Nº. 86/2018-CONSUNI/UFAL, de 03 de dezembro de 2018 da Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores
– SECS/UFAL.
5 – TERMO DE COMPROMISSO DO SOLICITANTE
Declaro, para fins de direito, conhecer as normas gerais relativas à seleção e ingresso, fixadas pelo estatuto da Universidade Federal de Alagoas, pelo
edital de seleção e pelo Regimento do Programa de Pós-Graduação.
Local
Data
Assinatura
Edital de Abertura n.º 02/2019-PPGMATERIAIS/PROPEP-CPG/UFALP á g i n a | 11
ANEXO - 2
DECLARAÇÃO DE CÓPIAS AUTÊNTICAS
(Aplicável para os documentos solicitados no Art. 4º e comprovações do Curriculum Vitae)
Eu,_________________________________________________________________,
portador(a) do CPF nº _____________________, inscrito(a) no Processo Seletivo de candidatos
ao curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Materiais, declaro para fins de
prova junto a Universidade Federal de Alagoas que os documentos e comprovantes enviados,
que foram solicitados no art. 4º do presente edital são cópias autênticas dos originais. Declaro
que estou ciente de que na hipótese de prestar falsas informações, estarei incorrendo em falta
e sujeito a penalidades de natureza cível, penal e administrativa.
_________________/UF:____, ______ de _______________de ______.
___________________________________________
Assinatura
Edital de Abertura n.º 02/2019-PPGMATERIAIS/PROPEP-CPG/UFALP á g i n a | 12
ANEXO – 3
Pontuação do currículo
Itens Pontuados
Pontuação
(preenchida pelo
candidato)
1. Formação
Título de Mestre em Curso credenciado pelo CNE ou CAPES. Tempo máximo de
conclusão:
< 24 (vinte e quatro) meses– 15 pontos;
> 24 (vinte e quatro) meses– 10 pontos;
Título de Mestre cujo aluno esteja em vias de obtenção– 08 pontos
Desempenho disciplinas do mestrado calculado segundo a seguinte formula:
ID = (nA x 5,0 + nB x 3,0 + nC x 0,0) / NT
nA = Número de créditos com conceito A
nB = Número de créditos com conceito B
nC = Número de créditos com conceito C
NT = Número Total de créditos.
2. Atividades de pesquisa/publicações (últimos 5 anos)
Artigos científicos em periódicos com Qualis, área Materiais :
Qualis A1 - 1,0 cada
Qualis A2 - 9,0 cada
Qualis B1 – 0,6 cada
Qualis B2 – 0,5 cada
Qualis B3 – 0,4 cada
Qualis B4 – 0,3 cada
Qualis B5- 0,2 cada
Qualis C ou sem Qualis – 0,05 cada
Trabalhos completos (mínimo 4 pag.) em anais de eventos nacionais = 0,5 cada e
internacionais = 0,8 cada (identificar na comprovação)
Obs: indicar na comprovação
Trabalho oral em eventos internacionais = 1,2 cadae nacionais = 0,5 cada
Patentes e Registros = 1,5 cada
Livros acadêmicos publicados - Livro =5,0 e Capítulo de livro = 3,0
Premiações – 0,5 cada
Total (soma)
