VI Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia
Com o propósito de fomentar o debate, reflexão e o compartilhamentos de experiências exitosas referente ao protagonismo da engenharia no tocante ao empreendedorismo será realizado o VI Seminário de Educação Empreendedora sendo realizado no Campus A. C SIMÕES (UFAL), nos dias 06 e 07 de junho de 2024 na modalidade presencial . O VI Seminário de Educação Empreendedora colocará em discussão a temática: “O Papel da Educação Empreendedora em engenharia na transformação local”, visando três finalidades: 1) Refletir como a educação Empreendedora na engenharia tem contribuído para o desenvolvimento local e como as novas DCNs exigem da educação empreendedora em engenharia uma maior proatividade dos futuros profissionais, para estimular a elaboração e/ou implementação de soluções que contribuam para mitigar problemas locais. 2) Contribuir junto aos órgãos governamentais e privados na articulação para implantação da educação empreendedora na graduação nas instituições nacionais de engenharia. 3) Demonstrar práticas exitosas de transformação de solução inovadoras no meio acadêmico em produtos/serviços comerciais que impactaram de forma positiva na população.
O I Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia teve como tema central “Educação Empreendedora e as Novas Diretrizes Curriculares em Engenharia” e foi realizado em 2018, no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, na cidade de São Paulo.
O II Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia foi realizado no Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em 2019 com o tema central “Educação Empreendedora e Formação em Engenharia: Construindo Conexões e Pontes”.
O III Seminário foi realizado em 2021, na Universidade de Brasília (UnB), tendo como tema central “Uma Agenda Nacional Estratégica de Educação Empreendedora nas Engenharias”.
O IV Seminário de Educação Empreendedora realizado no Campus Criciúma/SC do Centro Universitário SATC (UNISATC) em 2022, de forma remota e teve a temática central: “Educação Empreendedora em Engenharia para Melhorar o Mundo”.
O V Seminário de Educação Empreendedora realizado no Campus da Fundação Santo André em 2023, de forma presencial e teve a temática central: “Contribuições e Impactos das Tecnologias Emergentes na Formação do Engenheiro Empreendedor”.
O Seminário é organizado pelo Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia (GT-EEE). Você é convidado para participar do VI Seminário do Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia.
Sejam bem-vindos!
Público-alvo:
Professores, coordenadores, diretores, pesquisadores, estudantes, dirigentes de Instituição de Educação Superior, Associações de Classes em Engenharia e Empresariais estão convidados para participar do VI Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia.
Comissão Organizadora do Evento:
Dra. Adriana de Oliveira Santos Weber (UFAL) – Coordenadora do evento
Dr. Roberto Barbosa dos Santos (UFAL)
Dr. Vladimir Caramori Borges de Souza (UFAL)
Dr. Christopher Freire Souza (UFAL)
Dr. Elzo Alves Aranha (UNIFEI)
Me. Régis Pasini (FSA)
Me. Douglas de Souza Rodrigues (Univassouras)
Dra. Renata Mota (UFPB)
Dra. Sônia Marise Salles Carvalho (UnB)
Dr. Luiz Adalberto Philippsen Júnior (UFAL)
Me. Carlos Alberto Santos Barbosa (UFAL)
Eng. Juan Victorio Lima Montenegro da Silva (UFAL)
Programa de Educação Tutorial – PET CIVIL/UFAL
Um Pouco do Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia
Em 2016 no XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia -COBENGE realizado na cidade de Natal/RN foi constituído o Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) com a participação de professores de Instituições de Educação Superior.
O Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora tem por objetivo geral instituir um espaço de reflexão e debate sobre a inserção da Educação Empreendedora em programas de formação em Engenharia, no âmbito da Associação Brasileira de Educação em Engenharia, articulando a interação com atores da Academia, Empresa e Governo.
Os objetivos específicos do Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora são:
-
Fomentar a inserção da Educação Empreendedora nos programas de graduação e pós-graduação em Engenharia no Brasil;
-
Estruturar um Roteiro Metodológico Norteador para a inserção da Educação Empreendedora em Engenharia;
-
Mapear as Melhores Práticas de Educação Empreendedora em Engenharia no Brasil visando a produção de Catálogo Virtual sobre as Melhores Práticas no Brasil;
-
Estimular a pesquisa e desenvolvimento, em Rede, sobre Educação Empreendedora nas Engenharias;
-
Fomentar o Banco Nacional de Empresas interessadas em desenvolvimento de parcerias em Educação Empreendedora;
-
Desenvolver e implantar o Programa Brasileiro de Educação Empreendedora nas Engenharias articulado com CNI, MEC, ABENGE, CREA e demais atores visando dar celeridade ao processo de inserção da Educação Empreendedora nas Engenharias;
-
Sensibilizar atores governamentais à inserir a Educação Empreendedora na Agenda Estratégica de Desenvolvimento da Nação Brasileira, priorizando, por exemplo, nanotecnologia, robótica, bioengenharia, entre outras áreas portadoras do futuro.
Desde 2016 o Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) vem realizando seminários, encontros, fóruns e durante a pandemia do coronavírus foi um dos primeiros grupos de trabalho da ABENGE que realizou no primeiro semestre de 2020 e 2021 diversos eventos acadêmicos online.
Para operacionalizar e estruturar a dinâmica das atividades, o Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora criou desde 2016 diversos Task Force e Comitês de Trabalho.
A partir de março de 2024 o comitê coordenador do Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia e a comissão organizadora do VI Seminário de Educação decidiram realizar o seminário fora do guarda-chuva e não mais ligado à ABENGE.
Comitê de Coordenação do GT de Educação Empreendedora em Engenharia
Dr. Elzo Alves Aranha – UNIFEI
Dr. Jorge Candido – UTFPR
Dr. Gilmar Barreto – UNICAMP
Dra. Sônia Marise Salles Carvalho – UnB
Me. Régis Pasini – FSA
Dr. Genilson Valotto Patuzzo – UTFPR
Me. Mário Gonçalves Garcia Júnior – FSA
Dr. João Mota Neto – UNISATC
Dr. Paulo César de Resende Andrade – UFVJM
Me. Douglas de Souza Rodrigues – Univassouras
Promoção e Organização
Promoção: GT de Educação Empreendedora em Engenharia
Organização: Centro de Tecnologia - CTEC/UFAL
Data: 06 e 07/06/2024
Local: Laboratório de Computação Científica e Visualização/CTEC/UFAL
EVENTO PRESENCIAL E GRATUITO
Data: 06 de junho de 2024 (quinta-feira)
Data: 06 de junho de 2024
MINICURSOS
Horário: 8h00 às 16h30
Local: Laboratório de Computação Científica e Visualização/CTEC/UFAL
MINICURSO 1 (presencial): EDLE – Entrepreneurship Dynamic Learning (Aprendizagem Dinâmica Empreendedora em Engenharia)
Prof. Dr. Elzo Alves Aranha
Horário: 8h00 às 12h00
Resumo:
A Aprendizagem Dinâmica Empreendedora (EDLE-Entrepreneurial Dynamic Learning) é uma ferramenta pedagógica integrada desenvolvida pelo pesquisadores do Núcleo de Pesquisa de Dinâmicas Empreendedoras (NPDE) do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão da Universidade Federal de Itajubá liderado pelo Prof. Elzo Alves Aranha. Os resultados da pesquisa desenvolvida da adoção da ferramenta pedagógica em cursos de graduação em Engenharia foi publicado no periódico de reputação internacional Educational Technology Research and Development . Em 2020, o Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia da ABENGE organizou o Seminário Nacional de Práticas Pedagógicas em Engenharia, com a apresentação pelos professores de várias Instituições de Ensino Superior brasileira, de relatos de casos de experiências pedagógicas exitosas em sala de aula, com a aplicação da ferramenta EDLE.
A ferramenta integrada apoiada em quatro pilares, Educação Empreendedora, Aprendizagem Ativa, Design Learning e Taxonomia de Bloom, fomenta e encoraja o desenvolvimento de competências/habilidades empreendedoras e das atividades do pensamento da mais alta ordem, no estudante dos cursos de Engenharia.
Link da inscrição para o Minicurso 1: EDLE – Entrepreneurship Dynamic Learning (Aprendizagem Dinâmica Empreendedora em Engenharia)” (até o dia 18/05/24) pelo formulário: https://forms.gle/KjRBewS44ojfv2aw9
MINICURSO 2 (online): 5 Shifts in Mindset and Skill for a More Entrepreneurial Engineering Education (and More Entrepreneurial Engineering Educators)
Prof. PhD. David Goldberg
Horário: 14h30 às 16h30m
Resumo:
In a few short decades, the world we now live in has been almost completely transformed by the entrepreneurial efforts of engineering and tech entrepreneurs the world over, but around the globe, engineering educators lecture from course notes, syllabi, and curricula that would be at home in the 1950s. One would think, that new PhDs would come along and change things, but new PhDs are educated in what amounts to an old operating system embedded in a culture that propagates itself with little reflection, and with almost no understanding of how to bring about change. This mini-course introduces five shifts in mindset and skill that engineering educators need to educate a new generation of entrepreneurial engineers. Interestingly, it is these same five shifts that need to be embedded in the education of young engineers to help call forth the kind of widespread entrepreneurship required in this age of pervasive entrepreneurial effort.
In particular, the shifts addressed in the mini-course are as follows:
-
Schoen’s shift: Knowing that great human practice is as conversational and reflective as it is theoretical.
-
Brain-on-a-stick shift: Knowing that human practice combines heart and hand as much as head.
-
Wittgenstein’s shift: Knowing that language is generative and creative as well as descriptive.
-
Little bet’s shift: Knowing that little bets and experiments are as important in making change as planning.
-
Co-contraries shift: Knowing that managing opposites that need each other (co-contraries) is as important as solving problems once and for all.
It is interesting that each of the shifts is about managing a co-contrary (theory && practice, head && heart-hands, language as descriptive && generative, planning && little bets, co- contraries && problem solving) to achieve AND excellence on both dimensions.
While the mini-course introduces many new ideas, it does so in a way designed to embed those ideas in practice. The workshop spends minimal effort on lecturing and maximal effort on applying the concepts, practices, and mindsets in engaging conversational exercises.
Link da inscrição para o Minicurso 2: 5 Shifts in Mindset and Skill for a More Entrepreneurial Engineering Education (and More Entrepreneurial Engineering Educators)” (até o dia 18/05/24) pelo formulário: https://forms.gle/3M1Eb8iS7kvCGLmH7
Programação do VI Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia
Evento presencial e gratuito
Data: 06 de junho de 2024 (quinta-feira)
Horário: 19h00 às 21h00 – Abertura oficial VI Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia
Local: Laboratório de Computação Científica e de Visualização/CTEC/UFAL
Data: 07 de junho de 2024 (sexta-feira)
Horário: 8h30 às 17h30 – Palestras, painéis e sessões técnicas do VI Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia
Local: Laboratório de Computação Científica e de Visualização/CTEC/UFAL
Inscrições para a participação do seminário nos dias 6 e 07/06/24:
A inscrição para o Seminário é gratuita e deve ser realizada preenchendo o formulário no link do https://forms.gle/mhYoFKzE8hSir5NH9
Certificados
O certificado será concedido aos participantes e aos apresentadores de trabalho técnicos, e será encaminhado por eletronicamente no e-mail fornecido na inscrição, após a realização do evento.
PROGRAMAÇÃO
Data: 06 de junho de 2024 - Quinta-feira – Minicursos
Horário: 8h00min às 16h30min
8h00min |
Minicurso 1 |
10h15min |
Intervalo |
10h30min |
Minicurso 1 |
12h00min |
Almoço |
14h30min |
Minicurso 2 |
16h30min |
Encerramento |
Data: 06 de junho de 2024 – Quinta-feira
VI Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia
ABERTURA - 18h00min às 21h00min
18h00min |
Credenciamento |
19h00min |
Abertura do VI Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia
|
19h30 |
Palestra – Educação empreendedora nas Engenharias: barreiras, entraves e desafios para a transformação local
Debatedores:
Moderador: Prof. Vladimir Caramori Borges de Souza - Diretor do CTEC/UFAL - CONFIRMADO |
20h30min |
Considerações finais |
Data: 07 de junho de 2024 – Sexta-feira – 8h00min às 17h15min
SESSÃO TÉCNICA
Os interessados em participar do Seminário poderão encaminhar trabalhos para as sessões técnicas. Os trabalhos serão avaliados por um Comitê da área. Cada trabalho aprovado terá o tempo de 15 minutos para apresentação nas sessões técnicas.
TEMAS DE INTERESSE
Tendo como foco norteador o tema do seminário, o envio de trabalhos deverá ser enquadrado em um dos temas abaixo:
01 – Educação Empreendedora e Projeto Pedagógico do Curso em Engenharia;
02 – Abordagens, métodos, técnicas para o desenvolvimento das habilidades empreendedoras;
03 – Formação e Capacitação de Professores em Educação Empreendedora;
04 – Avaliação da aprendizagem/desenvolvimento das habilidades em Educação Empreendedora;
05 – Avaliação dos Egressos, Educação Empreendedora e Articulação Empresarial;
06 – Criação de ecossistemas de inovação com foco no suporte para acadêmicos desenvolverem suas propostas de soluções tecnológicas;
07 – Mecanismos de transformação de solução acadêmicas para problemas reais em produtos comerciais.
SUBMISSÕES
Datas importantes:
•05/01/2024 – Data de início para a submissão dos trabalhos
•08/04/2024 –final para a submissão dos trabalhos
• 22/04/2024 - Data final para divulgação dos trabalhos aprovados
• 13/05/2024 - Data limite para os autores de trabalhos aprovados realizarem a inscrição no evento e entrega dos trabalhos corrigidos
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Você está convidado a submeter o seu trabalho para o VI Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia. O envio de trabalhos será feito através do e-mail: artigo2024.gteee.abenge@gmail.com em conformidade com o template anexo e com os temas e datas informados acima.