Projetos Aprovados
O Programa participa de Editais e Chamadas Públicas a fim de obter recursos para manutenção da infraestrutura e auxílio transporte para os estudantes participantes do Paespe e Paespe Júnior.
- Projeto Conhecer e Experimentar as Engenharias (CEENG), através da Chamada Pública MCT/FINEP/FNDCT - PROMOVE - Engenharia no Ensino Médio - 05/2006: O projeto tinha os seguintes objetivos específicos: a) divulgar os cursos de Engenharia da UFAL junto às escolas do Ensino Médio do Estado de Alagoas com vistas ao recrutamento de mais e melhores alunos para seus quadros discentes. b) promover o despertar intelectual de jovens e adolescentes com vistas à obtenção da mobilidade social necessária à cidadania. c) estimular em alunos da periferia o interesse pelas ciências exatas. d) incentivar atividades voltadas para a educação científica que incorpore abordagens práticas e problematizadoras das ciências. e) promover a formação continuada de professores de ciências mediante cooperação institucional. f) implantar as oficinas de ciências como espaços de ensino-aprendizagem e de formação inicial e continuada de alunos e professores. O projeto foi coordenado pelo prof. Dr. Luciano Barbosa dos Santos. Através da Chamada foi possível construir um prédio para a realização das atividades com os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino.
- Projeto Conhecer e Despertar para a Engenharia de Petróleo e Gás no Ensino Médio (CENPROPET): tinha como objetivo estimular os estudantes principalmente à Engenharia Química, através da realização de palestras e oficinas. O projeto foi coordenado pelo prof. Dr. João Inácio Soletti.
- Projeto Formação de Multiplicadores para Difusão de Conhecimentos em Petróleo, Gás Biocombustíveis e Petroquímica no Ensino Médio (FORPETRO): foram abordados assuntos como o setor de petróleo, gás, biocombustíveis e petroquímica. Os alunos eram capacitados por meio de palestras, visitas técnicas e experiências em laboratório, relacionando os conceitos do ensino médio com os da engenharia. O projeto foi coordenado pelo prof. Dr. Luciano Barbosa dos Santos. Através da Chamada foi possível construir um prédio que dispõe de laboratórios para a realização das atividades com os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino.
- Chamada CNPq/VALE S.A. Nº 05/2012 - Forma Engenharia: O CTEC teve 5 (cinco) projetos aprovados, nas áreas de engenharia civil, engenharia química e ciências ambientais. A Chamada tinha por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visavam contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País, motivando os alunos do ensino médio para o ingresso em cursos de engenharia. Cada projeto dispunha de 1 (uma) bolsa para estudante de graduação e 4 (quatro) bolsas para estudantes do ensino médio. Sendo assim, 20 estudantes do PAESPE foram contemplados com bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ).
Tabela 1 – Coordenadores dos projetos.
Docente |
Curso |
Engenharia Química |
|
Engenharia Civil |
|
Engenharia Civil |
|
Engenharia Química |
|
Engenharia Civil |
- Chamada Nº 18/2013 MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras - Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação: tinha por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visavam contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País com a finalidade de ampliar o número de estudantes do sexo feminino nas carreiras de ciências exatas, engenharias e computação. O CTEC teve 14 (quatorze) projetos aprovados, sendo contemplado com 14 bolsas para alunas de graduação, 56 bolsas para alunas do ensino médio e 14 bolsas para professoras da rede pública de ensino.
Tabela 2 – Coordenadores dos projetos.
Docente |
Curso |
Engenharia Ambiental |
|
Engenharia Ambiental |
|
Engenharia Civil |
|
Engenharia Civil |
|
Engenharia Civil |
|
Engenharia Química |
|
Engenharia Civil |
|
Engenharia Civil |
|
Engenharia Química |
|
Engenharia Química |
|
Engenharia Civil |
|
Engenharia Civil |
|
Engenharia Civil |
|
Engenharia Química |
- Chamada MCTIC/CNPq Nº 02/2017 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2017: foi aprovado o projeto “A matemática na educação ambiental para conservação dos recursos hídricos: ações de sensibilização voltada à alunos do ensino fundamental e médio da rede pública”. O projeto foi coordenado pelo prof. Dr. Roberaldo Carvalho de Souza.
- Chamada MCTIC/CNPq Nº 02/2017 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2017: foi aprovado o projeto “A importância da matemática na engenharia". O projeto foi coordenado pelo prof. Me. Heleno Pontes Bezerra Neto.
- Chamada CNPq/MCTIC-SEPED Nº 14/2018 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2018: foi aprovado o projeto “Água em Curso (Multiplicadores) – Educação Ambiental e Cidadania”. As atividades realizadas no projeto têm como objetivo despertar nos alunos do ensino médio o interesse pela preservação dos recursos hídricos. O projeto foi coordenado pelo prof. Dr. Roberaldo Carvalho de Souza.
- Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação: tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visavam contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País com a finalidade de ampliar o número de estudantes do sexo feminino nas carreiras de ciências exatas, engenharias e computação. O CTEC teve 2 (dois) projetos aprovados, sendo contemplado com 2 bolsas para alunas de graduação, 6 bolsas para alunas do ensino médio e 2 bolsas para professoras da rede pública de ensino.
Tabela 3 – Coordenadores dos projetos.
Docente |
Curso |
Engenharia Civil |
|
Engenharia Civil |