Aula - Evolução e desenvolvimento das sociedades
PAESPE - PET Arquitetura - Ciencias Humanas e suas Tecnologias - Aula 1.pdf
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PAESPE
Evolução e desenvolvimento das sociedades
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Universidade Federal de Alagoas
Programa de Auxílio às Escolas Públicas do Estado de Alagoas
PAESPE
Determinismo Geográfico VS. Darwinismo Social
O que tornou o mundo tão desigual?
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o que é uma civilização?
Desenvolvimento Cultural
Pré-História
Paleolítico: Idade da Pedra Lascada
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Homem tributário à natureza
Caça e coleta
Fragilidade física: necessidade da utilização de instrumentos
necessidade de se agrupar
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Comunidades de caráter familiar: clans, gens ou tribos
Nomadismo
Domesticação do fogo
Agricultura: trigo, aveia e cevada
Rituais mágicos
PAESPE
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Fig.1: Zigurate
Fig.2: Vênus de Willendorf
Fig.3: Mapa das primeiras civilizações da Antiguidade
Pré-História
Neolítico: Idade da Pedra Polida
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Revolução Neolítica ou Revolução Agrícola
Agricultura e pastoreio
Natureza a serviço do homem
Desenvolvimento técnico
Conglomerados humanos: revolução humana
Geração de excedente
Estratificação social
A quem caberia a tarefa de administrar a vida da comunidade?
●
Estratificação social
PAESPE
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Pré-História
Passagem para a História: Idade dos Metais
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Surgimento de técnicas de fundição
Conflitos sociais
Fabricação de armas
RELIGIÃO + FORÇA MILITAR = PODER > Estado
●
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Fabricação de armas
Guerras e conquistas: Impérios
Escrita
ENEM 2007
A pintura rupestre mostrada na figura anterior, que é um
patrimônio cultural brasileiro, expressa:
a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o
processo de colonização do Brasil.
b) a organização social e política de um povo indígena e a
hierarquia entre seus membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a
chamada pré-história do Brasil.
d)os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.
ENEM 2007
A pintura rupestre mostrada na figura anterior, que é um
patrimônio cultural brasileiro, expressa:
a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o
processo de colonização do Brasil.
b) a organização social e política de um povo indígena e a
hierarquia entre seus membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a
chamada pré-história do Brasil.
d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.
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Território
-
relações de poder
participação ativa das coletividades
Nação
Estado
Idade Antiga:
Império Romano
Atualmente:
Conflitos no Oriente Médio
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Território
Nação
Estado
-
origem étnica, idioma e costumes homogêneos
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Território
Nação
Estado
-
funções políticas, sociais e econômicas
delimitação de território e políticas
Nações sem Estado:
Curdos, catalães, bascos, navarros
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Fig.4: Mapa da Espanha com destaque para
Catalunha e País Basco
Fig.5: Mapa da nação Curda
ENEM 2015
Só num sentido muito restrito, o indivíduo cria com seus próprios recursos o modo de falar e de pensar
que lhe são atribuídos. Fala o idioma de seu grupo; pensa à maneira de seu grupo. Encontra a sua
disposição apenas determinadas palavras e significados. Estas não só determinam, em grau considerável,
as vias de acesso mental ao mundo circundante, mas também mostram, ao mesmo tempo, sob que ângulo
e em que contexto de atividade os objetos foram até agora perceptíveis ao grupo ou ao indivíduo.
MANNHEIM, K. Ideologia e utopia. Porto Alegre: Globo, 1950 (adaptado).
Ilustrando uma proposição básica da sociologia do conhecimento, o argumento de Karl Mannheim
defende que o(a)
a) conhecimento sobre a realidade é condicionado socialmente.
b) submissão ao grupo manipula o conhecimento do mundo.
c) divergência é um privilégio de indivíduos excepcionais.
d) educação formal determina o conhecimento do idioma.
e) domínio das línguas universaliza o conhecimento.
ENEM 2015
Só num sentido muito restrito, o indivíduo cria com seus próprios recursos o modo de falar e de pensar
que lhe são atribuídos. Fala o idioma de seu grupo; pensa à maneira de seu grupo. Encontra a sua
disposição apenas determinadas palavras e significados. Estas não só determinam, em grau considerável,
as vias de acesso mental ao mundo circundante, mas também mostram, ao mesmo tempo, sob que ângulo
e em que contexto de atividade os objetos foram até agora perceptíveis ao grupo ou ao indivíduo.
MANNHEIM, K. Ideologia e utopia. Porto Alegre: Globo, 1950 (adaptado).
Ilustrando uma proposição básica da sociologia do conhecimento, o argumento de Karl Mannheim
defende que o(a)
a) conhecimento sobre a realidade é condicionado socialmente.
b) submissão ao grupo manipula o conhecimento do mundo.
c) divergência é um privilégio de indivíduos excepcionais.
d) educação formal determina o conhecimento do idioma.
e) domínio das línguas universaliza o conhecimento.
ENEM 2015
Quanto ao “choque de civilizações”, é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo
pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que – embora amasse muito seu pai – estava
pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo por seu país. Quando o presidente Bush citou suas palavras,
elas foram entendidas como manifestação “normal” de patriotismo americano; vamos conduzir uma
experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as
câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã – não é necessário pensar muito
sobre qual teria sido a nossa reação.
ZIZEK. S. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Bom Tempo. 2003.
A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do(a)
a) prática da diplomacia.
b) exercício da alteridade.
c) expansão da democracia.
d) universalização do progresso.
e) conquista da autodeterminação
ENEM 2015
Quanto ao “choque de civilizações”, é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo
pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que – embora amasse muito seu pai – estava
pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo por seu país. Quando o presidente Bush citou suas palavras,
elas foram entendidas como manifestação “normal” de patriotismo americano; vamos conduzir uma
experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as
câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã – não é necessário pensar muito
sobre qual teria sido a nossa reação.
ZIZEK. S. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Bom Tempo. 2003.
A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do(a)
a) prática da diplomacia.
b) exercício da alteridade.
c) expansão da democracia.
d) universalização do progresso.
e) conquista da autodeterminação
ENEM 2013
Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo
poder. Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou
do povo, exercesse esses três poderes: o de fazer leis, o de executar as resoluções públicas e o de
julgar os crimes ou as divergências dos indivíduos. Assim, criam-se os poderes Legislativo, Executivo e
Judiciário, atuando de forma independente para a efetivação da liberdade, sendo que esta não existe
se uma mesma pessoa ou grupo exercer os referidos poderes concomitantemente.
MONTESQUIEU, B. Do espírito das leis. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (Adapt.)
A divisão e a independência entre os poderes são condições necessárias para que possa haver
liberdade em um Estado. Isso pode ocorrer apenas sob um modelo político em que haja:
a) exercício de tutela sobre atividades jurídicas e políticas.
b) consagração do poder político pela autoridade religiosa.
c) concentração do poder nas mãos de elites técnico-científicas.
d) estabelecimento de limites aos atores públicos e às instituições do governo.
e) reunião das funções de legislar, julgar e executar nas mãos de um governante eleito.
ENEM 2013
Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo
poder. Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou
do povo, exercesse esses três poderes: o de fazer leis, o de executar as resoluções públicas e o de
julgar os crimes ou as divergências dos indivíduos. Assim, criam-se os poderes Legislativo, Executivo e
Judiciário, atuando de forma independente para a efetivação da liberdade, sendo que esta não existe
se uma mesma pessoa ou grupo exercer os referidos poderes concomitantemente.
MONTESQUIEU, B. Do espírito das leis. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (Adapt.)
A divisão e a independência entre os poderes são condições necessárias para que possa haver
liberdade em um Estado. Isso pode ocorrer apenas sob um modelo político em que haja:
a) exercício de tutela sobre atividades jurídicas e políticas.
b) consagração do poder político pela autoridade religiosa.
c) concentração do poder nas mãos de elites técnico-científicas.
d) estabelecimento de limites aos atores públicos e às instituições do governo.
e) reunião das funções de legislar, julgar e executar nas mãos de um governante eleito.
