Números Inteiros
Aula 2 - N° Inteiros 27_01_18.pdf
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Potenciação e
Radiciação
PAESPEJR 2018
EXERCÍCIO 1
Dois amigos, Petrúcio e Pedro, estão doentes e
foram ao médico, que prescreveu a seguinte
medicação: Petrúcio precisa tomar dois comprimidos
durante seis dias, e Pedro, três comprimidos durante
três dias. Quantos comprimidos cada um deve tomar?
SOLUÇÃO 1
PETRÚCIO:
PEDRO:
2 COMPRIMIDOS DURANTE 6 DIAS
3 COMPRIMIDOS DURANTE 3 DIAS
2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 = 12
ou
6 X 2 = 12
ou
6 . 2 = 12
3+3+3=9
ou
3 X 3 = 9 ou 3 . 3 =9
EXERCÍCIO 2
Para se preparar para os jogos escolares, Robério precisa
melhorar seu condicionamento físico, por isso pediu ajuda a Issac,
seu professor de Educação Física. Este lhe recomendou um
programa de condicionamento físico que é iniciado com uma
caminhada, durante 5 semanas, na pista do campo de futebol
próximo à casa de Robério, de modo que o número de voltas deve
dobrar a cada semana.
Quantas voltas Robério dará na 5ª semana?
SOLUÇÃO 2
PERÍODO
NÚMERO DE VOLTAS NA PISTA
1ª semana
2
2ª semana
2.2 = 4
3ª semana
2.2.2 = 8
4ª semana
2.2.2.2 = 16
5ª semana
?
Continuando o raciocínio da tabelas, temos:
5ª semana = 2 . 2 . 2 . 2 . 2 = 32
Portanto, na 5ª semana, Robério dará 32 voltas.
EXERCÍCIO 3
Kleison é um estudante muito aplicado e sempre faz suas
tarefas de casa. Ele gosta bastante das tarefas relacionadas
às operações matemáticas. Seu professor de Matemática,
sabendo disso, chamou-o para resolver, no quadro da sala
de aula, as seguintes operações:
10.10.10.10 =
2.3.4.5 =
SOLUÇÃO 3
2.3.4.5=
10 . 10 . 10 . 10 =
= 100 . 10 . 10 =
=
1000 . 10 =
=
6 .4.5=
=
24 . 5 =
=
120
10000
RESULTADOS OBTIDOS ATÉ AGORA
1ªFASE: 6 . 2
e
3.3
2ªFASE:
2.2.2.2.2
3ªFASE:
10. 10. 10 .10
e
2.3.4.5
Poderíamos separar essas operações
em dois grupos? O que seria levado
em consideração nessa separação?
GRUPOS
1º GRUPO
6.2
2.3.4.5
2º GRUPO
3.3
2.2.2.2.2
10.10.10.10
Observa-se que o 1º grupo é formado por multiplicações com
fatores diferentes, e o 2º grupo é formado por
MULTIPLICAÇÕES DE FATORES IGUAIS.
Cada multiplicação está baseada em um único
número, ou seja, tem como BASE apenas um número.
Exemplo:
3.3
( tem como BASE o número 3)
2 . 2 . 2 . 2 ( tem como BASE o número 2)
10.10.10.10.10 ( tem como BASE o número 10)
Cada multiplicação nos EXPÕE uma certa quantidade de fatores.
Exemplo:
3.3
Expõe dois fatores
2.2.2.2.2
Expõe cinco fatores
10.10.10.10
Expõe quatro fatores
Se tem como BASE o número 2,
Se tem como BASE o número 3,
3.3
2.2.2.2.2
nos EXPÕE cinco fatores.
nos EXPÕE dois fatores.
Se tem como BASE o número 10,
10.10.10.10
nos EXPÕE quatro fatores.
3 . 3 = 3²
3 é o número BASE
dessa multiplicação, e o
2, a quantidade de
fatores que ela nos
EXPÕE.
2 . 2 . 2 . 25. 2 = 2
O número 2 é a BASE dessa multiplicação, e
o número 5 é a quantidade de fatores
EXPOSTO por essa operação
4
10.10.10.10= 10
10 é a BASE e 4, o EXPOENTE.
- Essa multiplicação de fatores iguais é uma operação
matemática que recebe o nome de POTENCIAÇÃO. O símbolo que
representa essa multiplicação é denominado POTÊNCIA.
EXEMPLO:
5 . 5 = 5² = 25
POTENCIAÇÃO
POTÊNCIA
EXPOENTE
5²
BASE
RESULTADO ou
POTÊNCIA DE 5
LEITURA DAS POTÊNCIAS
3 2 Lê-se: Três elevado à segunda potência.
2 5 Lê-se: Dois elevado à quinta potência.
104 Lê-se: Dez elevado à quarta potência.
710 Lê-se: Sete elevado à décima potência.
POTÊNCIA DE MODO MAIS AMPLO
pn é o produto de n fatores iguais a p.
p n = p . p . p . p . ... . p
Lê-se: p elevado a n
n vezes
EXPOENTE 0 OU 1
POTÊNCIA
RESULTADO
24
16
23
8
22
4
21
?2
20
?1
16 dividido por 2 = 8
8 dividido por 2 = 4
POTÊNCIA
RESULTADO
34
33
32
81
Dividido por 3
27
9
Dividido por 3
31
30
?3
?1
EXPOENTE 0 OU 1
Toda potência com base diferente de zero e expoente
zero é igual a 1.
Exemplos: 2°=1
3°=1
4°=1
8°=1
Toda potência de expoente 1 é igual à própria base.
Exemplos: 2¹=2
5¹=5
14¹=14
0° = INDETERMINAÇÃO
0¹=0
Há potências que podem ser representadas por
uma figura.
Exemplos:
Por estar associada a essas figuras ao
lado, as potências de expoente 2 e de
expoente 3 são lidas de uma forma
diferente, especial:
3² Lê-se: Três elevado ao quadrado
ou quadrado de 3.
5³ Lê-se: Cinco elevado ao cubo ou
cubo de 5.
OPERAÇÕES INVERSAS
SOMA
<->
MULTIPLICAÇÃO
<->
SUBTRAÇÃO
DIVISÃO
EXEMPLOS
12
=4
3
12= 3*4
0= 3*4 – 12
1
4
=
3 12
4∗3
1=
12
4∗3
0=
−1
12
RADICIAÇÃO É A OPERAÇÃO INVERSA DA
POTENCIAÇÃO
5
32 5 ( 2) 5 2 ( 2) 5 32
3
8
2
2
3
3
3
3
0,008
0
,
2
(
0
,
2
)
0,008
3
1000
10
10
Expoente Inteiro Negativo
n
a
n
1
1
n
a
a
(n N, a R )
*
2
(3)
2
1 1
1
2
3
9
3
1
1
5
3
5
3
5
3
Expoente Fracionário Racional
m
n
a a
n
(a R, n N e m Z)
m
*
1
2
( 4) 2 41 4 2
1
9
3
2
3
2
9 2 9 3 33 27
Propriedades da Radiciação
a) n a n b n ab
n
a
(b 0)
b) n n
b
b
c)
d)
a
a a
m
n
n m
n
e) a
a
m
n
m
mn
a
np
am p
Simplificando Radicais
Simplificar um radical é reduzir o radicando à
sua expressão mais simples.
Exemplos:
a) 8 2
6
6
3
63
2
33
2 2
2
b) 3 288 3 2 3 3 2 2 3
5
2
4
2
3 2 2 3 3 2 2 3 36 2
4
2
2
Operando com radicais
A soma ou diferença de radicais semelhantes é um
radical semelhante a eles, cujo coeficiente é a
soma ou a diferença de seus coeficientes.
Exemplo:
1
1
3
3 2 5 2
2 3 5 2
2
2
2
2
Racionalizando Denominadores
O processo geral consiste em multiplicar-se
numerador e denominador por um mesmo fator (o que
não
altera
a
fração),
chamado
fator
racionalizante. Ele é escolhido de forma a
desaparecer a raiz do donominador.
Exemplos:
6
6
2
6 2
6 2
a)
3 2
2
2
2
2
2
2
6
b)
5 1
6
5 1 6 5 1 3 5 1
5 1
2
5 1 5 1
