LASSOP - Laboratório de Sistemas de Separação e Otimização de Processos

Coordenado pelos professores João Inácio Soletti e Sandra Helena Vieira de Carvalho, com participação dos professores Lucas Meili e José Luis Gomes Marinho. Atualmente o LASSOP divide-se em duas áreas distintas: uma referente a área climatizada de 250 m2; uma segunda referente a uma área de 100 m2 onde estão localizadas as unidades piloto semi industriais. Além disso, existe uma terceira área de 60 m2 onde estão algumas unidades destinadas ao ensino e divulgação do curso de Engenharia Química, com o intuito de despertar os alunos das escolas secundaristas para as engenharias.

A área climatizada de 250m² destina-se à realização de pesquisa e desenvolvimento, sendo também utilizado para fins acadêmicos, executando trabalhos na área de energia, mais especificamente biodiesel e petróleo e tratamento de efluentes industriais (coagulação, filtração, flotação, sedimentação), como também trabalhos na área de sistemas particulados, logística e programação de produção, além de  caracterização granulométrica. Encontra-se dividido em: laboratório de unidades piloto; sala de treinamento, almoxarifado, laboratório de análises químicas (que dá suporte analítico para as unidades piloto e de bancada); sala de computação; e, salas de pesquisadores.

Principais equipamentos: Mastersizer 2000 da MALVERN, um analisador de partículas capaz de traçar a curva de distribuição granulométrica por difração de raios laser; espectrofotômetro para realização de análises de demanda química de oxigênio - DQO; equipamento para análise de demanda bioquímica de oxigênio - DBO; sistema de destilação e extração de óleos (Sebelin); aparelhos para medir TOG (teor de óleos e graxas) da HORIBA e da Infracal (TOG/TPH Analyzer); agitadores magnéticos com aquecimento; viscosímetros e banho de viscosidade cinemática da Láctea; evaporador rotativo; analisador de gases portátil (CO, CO2, NOx, O2, CH4); estufa de secagem e esterilização, centrífuga da Petrotest, pHmetro, sistema de filtração a vácuo, jar test, balança analítica AX200 da Shimadzu; balança sem analítica da Bel; balança de secagem da Marconi; destilador de óleos essenciais; prensa manual para retirada de óleo; sistema de peneiras; geladeira para o acondicionamento das amostras; capela; 10 computadores; 4 impressoras, projetor multimídia (para treinamento de pessoal), dentre outros. Análises de cromatografia líquida e gasosa, ponto de fulgor (FC-7 da Tanaka), além de análises voltadas a combustíveis, dentre outras são realizadas no LABEN (Laboratório de biocombustíveis e Energia), em equipamentos adquiridos em projetos em parceria.

Em termos de software, encontra-se disponível o GAMS (General Algebraic Modeling System) para problemas típicos de otimização; Statistic 9.0; Unisys para modelagem de processo; e, Pressys para monitoramento e controle de processo. Está em processo de aquisição o ASPEN para simulação de processo.

O LASSOP está equipado com as seguintes unidades pilotos a nível laboratorial: duas unidades para produção de biodiesel (dois reatores CSTR encamisados, escala de bancada, em vidro, com banho termostatizado TE184 da Tecnal e agitador TE039 da Tecnal); unidade de extração de óleo mecânica (em batelada) e por solvente; bombeamento; coluna de destilação de recheio; unidade de sedimentação lamelada; unidade de flotação por ar dissolvido; unidade de filtração; equipamento para quebra de coco Ouricuri desenvolvido por pesquisadores do LASSOP.

Além disso, em prédio separado com 100m², tem-se as seguintes unidades semi industriais: gaseificação em leito deslizante de biomassa, acoplado a um grupo gerador para estudos de co-geração de energia; uma unidade de extração líquido-líquido em vidro, composta de coluna, tanques de estocagem, bombas e alguns instrumentos para operação básica, doado pela BRASKEM S.A; unidade de extração contínua de óleo composta por cozedor, prensa e filtro manga, além de um gerador de vapor; e, sistema de controle termostático de fluidos de médio porte (modelo TMQF da Refrisat).