João Batista Maia Rocha Neto

Currículo:
Possui graduação (2014) em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo exercido atividades como Bolsista de Iniciação à Docência (PIBID) nas disciplinas de Química Geral e Química Analítica, e como aluno de Iniciação científica no Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Processos Biotecnológicos (GPBio). Possui também mestrado (2016) e doutorado (2020) em Engenharia Química pelo Programa de pós-graduação da Faculdade de Engenharia Química na Universidade Estadual de Campinas (FEQ-UNICAMP). Atuou no Laboratório de Engenharia e Química de Produtos (LEQUIP) e realizou estágio sanduíche na Université Laval (Quebec City, Canadá), dedicando-se à produção e caracterização de recobrimentos nanoestruturados. Sua principal linha de pesquisa concentra-se no desenvolvimento de recobrimentos nanométricos multicamadas à base de polímeros naturais visando aplicações de interesse biomédico. Com seu projeto de pesquisa situado entre fronteiras do conhecimento, exerce atividades em colaboração com o Instituto de Biologia da Unicamp, com a Universidade de São Paulo (USP), com o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) e com o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE). É um dos pesquisadores detentores da propriedade intelectual do SprayCov, um recobrimento capaz de inativar o coronavírus em superfícies de maneira prolongada. Atuou como pós-doutorando no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, atuando na produção de biomateriais avançados a partir de manufatura aditiva/impressão 3D. Atuou como professor substituto no Departamento de Química na Universidade Federal do Maranhã (UFMA), ministrando disciplinas de Físico-Química, Química Quântica e Química Geral e Inorgânica. Atualmente, é professor adjunto junto ao Centro de Tecnologia (CTEC) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ministrando disciplinas nas áreas de Termodinâmica e Fenômenos de Transporte. (Texto informado pelo autor)