Infraestrutura

A Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas possui em sua estrutura física laboratórios que tem como objetivo apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação e pós-graduação da Unidade, contribuindo para a formação científica da Universidade e para o desenvolvimento tecnológico do Estado de Alagoas. Dentre esses laboratórios três estão diretamente ligados às atividades de ensino e pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC), são eles: Laboratório de Geotecnia (LABGEO), Laboratório de Estruturas e Materiais (LEMA) e o Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV). Segue abaixo uma descrição de cada um deles:

 

LABGEO, Laboratório de Geotecnia: visa o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa nas áreas de mecânica dos solos e rochas, dando apoio aos cursos de graduação, através de aulas práticas, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos de iniciação científica e estágio curricular. O Laboratório dispõe de uma área de 170m2, com equipamentos para realização de ensaios de caracterização física, mecânica e hidráulica dos solos, conta também com equipamentos para realizar ensaios em escala reduzida de dutos enterrados. O LABGEO está a disposição dos alunos do Programa e disponibiliza a seguinte infraestrutura: 3 salas com ar condicionado, 1 sala para amostragem; 1 sala para ensaios de modelos reduzidos; equipamentos para ensaios em amostras de solos de granulometria, massa especifica, limites de consistência, compactação, CBR, permeabilidade, infiltração, adensamento e resistência ao cisalhamento. Tem-se disponível no laboratório 2 prensas para ensaios de adensamento; 2 prensas para ensaios de cisalhamento direto; 2 prensas para ensaios triaxias; 4 balanças, 2 estufas, 1 permeametro, 1 prensa para ensaios de CBR; entre outros.

 

LEMA, Laboratório de Estruturas e de Materiais: vem ampliando seu envolvimento acadêmico apoiando as atividades de ensino dos cursos de graduação, através de aulas práticas, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos de iniciação científica e estágio curricular, bem como atividades da pós-graduação através de aulas práticas e desenvolvimento experimental de dissertações e teses da UFAL. O laboratório tem participado de vários programas de comparação interlaboratoriais, em nível nacional, com o intuito de verificar a qualidade de execução dos ensaios, de pessoal e dos equipamentos, proporcionando resultados confiáveis e contribuindo para a produção de trabalhos científicos de qualidade. O LEMA dispõe de pessoal, infraestrutura e equipamentos para a realização de mais de noventa tipos de ensaios normalizados e análises em materiais, componentes e produtos de construção civil, tais como cimento, concreto, aço, agregados, argamassas, blocos e telhas cerâmicos, blocos de concreto e tijolos maciços. Além disso, serviços como dosagem experimental de concreto, controle tecnológico do concreto, controle da aceitação de elementos cerâmicos, controle tecnológico de compactação e serviços de esclerometria também são realizados. O Laboratório dispõe de uma área de trabalho de aproximadamente 700 m2, sendo dividido em três partes: a primeira para produção, armazenamento e tratamento de materiais convencionais e não convencionais; a segunda para ensaios mecânicos, contando com prensas com capacidade de carga de 2000 kN e 500 kN, uma laje de reação de 5 m x 10 m, pórticos que permitem a realização de ensaios de elementos estruturais e uma ponte rolante com capacidade de 50 kN para movimentação de peças; a terceira para ensaios de caracterização de materiais, estudos de durabilidade e reologia, contando com uma câmara climatizada medindo 4,70 m x 3,50 m x 3,00 m com controle digital de temperatura e umidade, um viscosímetro digital  e duas máquinas universais de ensaios de conceito  eletromecânico, uma das quais de fabricação nacional, com capacidade de 300 kN, e a outra  servo-controlada, de aquisição recente e fabricação japonesa, com capacidade de 100 kN. Encontra-se em  instalação um difratômetro de raios X, de fabricação japonesa, e em fase de fabricação nos Estados Unidos um atuador hidráulico com capacidade de 1000 kN, para a realização de ensaios estáticos e dinâmicos em elementos estruturais de maior porte. Para o crescimento e modernização da sua infraestrutura física e laboratorial, o LEMA tem contado com o apoio de diversos grupos de pesquisa, dentre os quais pode-se citar o Grupo de Análise Experimental de Estruturas e Materiais e o Grupo de Materiais, Resíduos e Durabilidade na Construção Civil, ambos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. No âmbito da cooperação externa, diversos projetos realizados em parceria com instituições, como o CETEM; USP e UFRGS têm sido realizados utilizando a infraestrutura do LEMA.

 

LCCV/UFAL, Laboratório de Computação Científica e Visualização: O CENPES, através da Rede Galileu, viabilizou na UFAL a implantação de uma das mais modernas infraestruturas de pesquisa do país: O Laboratório de Computação Científica e Visualização - LCCV. Essa infraestrutura proporciona melhores condições para a realização de pesquisas científicas de alto nível, através de ambientes adequados para desenvolvimentos individuais e/ou colaborativos. Dentre os espaços disponíveis nos 1.800 m² do LCCV, destacam-se: 22 salas individuais para pesquisadores, 2 salas de reunião, sendo uma equipada com recursos de videoconferência, 1 acervo com diversos livros e periódicos com espaços para estudos em grupo e individuais, 2 salas de aula multimídia, 2 salas de projetos estratégicos, 1 laboratório de desenvolvimento de pesquisa, 2 salas especiais de visualização 3D colaborativa e de video-conferência e 1 cluster com capacidade de aproximadamente 20 teraflops, um dos maiores da América Latina. Esse cluster já está em operação e tem um desempenho máximo teórico de 52 trilhões de operações de ponto flutuante por segundo (Teraflops) em precisão simples. Junto aos clusters da COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e do Tanque de Provas Numéricos, da Universidade de São Paulo (USP), compõem a chamada GradeBR, o grid computacional da Rede Galileu - uma Rede Temática da PETROBRAS em Computação Científica e Visualização - a qual figura entre as 3 maiores grades computacionais de alto desempenho do hemisfério sul do planeta, podendo ser a maior da América Latina. Para o LCCV e a UFAL, o novo cluster representa a oportunidade de ter um ambiente computacional competitivo em nível mundial e um incentivo à pesquisa na área de engenharia e ciência computacional, atraindo talentos, fortalecendo os cursos de graduação e pós-graduação ligados ao Laboratório e incentivando a criação de novos cursos e especialidades. Cerca de trinta vezes mais potente que o antigo cluster do LCCV, o novo cluster tem uma capacidade 1.700 vezes maior que um computador convencional e tem a seguinte configuração:

 

Nome: GradeBR-UFAL

Tipo: Cluster híbrido CPU/GPGPU

Estrutura de rede: Topologia  Hipercubo 4D / Toro 3D

Tecnologia: Sun Fire 2X2S, Processadores (CPUs) Intel Xeon X5560/W5580 2,8/3,2 GHz de 4 núcleos, Processadores Gráficos de Uso Geral (GPGPU) nVidia Tesla S1070

Tamanho: 1.752 núcleos de processamento em CPU (1496 Intel Nehalem 2,8GHz, 256 Intel Nehalem 3,2GHz) e 7.680 núcleos de processamento em GPGPU (nVidia cores)

Rede: Infiniband QDR (40 gigabits por segundo)

Memória: 3 GB de RAM por núcleo de CPU, totalizando 5,256 TB

Armazenamento: 93 TB em disco.

Desempenho máximo teórico (Rpeak): 20,07 Tflops em CPUs + 32(3,2) Tflops em GPGPU com precisão simples (dupla).

 

Atualmente, o PPGEC tem a maioria de seus docentes e discentes com salas de permanência no LCCV, assim como as salas de aula e de reunião do Programa. Outra parte, em número menor, está lotada no LEMA com salas de permanência para docentes e discentes, além de salas de visualização e reunião. São disponibilizadas para todos os alunos do programa mesas individuais de trabalho com computadores compatíveis com as atividades realizadas por cada um. Os computadores são atualizados constantemente com recursos advindos de projetos de pesquisas.

Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Centro de Tecnologia - CTEC
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGEC
Campus A. C. Simões, Av. Lourival de Melo Mota S/N
CEP 57072-900 - Tabuleiro do Martins
Maceió - Alagoas - Brasil
Fone/Fax: (82) 3214-1863 - E-mail: ppgec@ctec.ufal.br