I Simpósio Latino Americano sobre Concreto Autoadensável

10 10 people viewed this event.

APRESENTAÇÃO:
Não se pode alterar: o concreto autoadensável (CAA) é o futuro do concreto. Em um futuro próximo o CAA será simplesmente concreto convencional e o concreto vibrado será o concreto diferenciado. Para tal alcance ainda são necessárias pesquisas, normalizações e aplicações. Quando CAA é usado significantes vantagens têm sido comprovadas: diminuição do tempo de construção, redução de custo, melhoramento do ambiente de trabalho e melhoramento no desempenho do elemento estrutural. Com importantes vantagens o CAA tem atraído em todo o mundo grandes investimentos por parte de construtoras, universidades e indústrias. Iniciado no Japão, na Universidade de Tokio, o CAA se expandiu pela Europa. E atualmente em muitos países o CAA é discutido e suas experiências são apresentadas em diferentes eventos. Na America Latina, onde se encontra a maior parte dos países do continente americano, muitas pesquisas são desenvolvidas e algumas aplicações realizadas. No entanto, o CAA é ainda uma prática distante nas construções. Os motivos são vários, e vão desde a falta de conhecimento do material até a ausência de normalização. É nesse contexto, que o 1º Simpósio Latino Americano em Concreto Autoadensável (I SILAMCAA), convida aos profissionais em tecnologia do concreto dos Países Latino Americano a mudarem essa realidade.

TEMAS:
– Materiais, Dosagem, Reologia e Produção
– Ensaios de caracterização e controle
– CAA não convencionais (fibras, etc.)
– Propriedades mecânicas e Durabilidade
– CAA e sustentabilidade das construções
– Normalizações
– Aplicações