Perguntas Frequentes (FAQ)

  •  
  •  

1     Instalação

1.1   Como baixo o TropLux?

Faça seu cadastro em https://ctec.ufal.br/grupopesquisa/grilu/?page_id=87. Em seguida, o software estará disponível para baixar.

1.2   Como instalo o TropLux?

A instalação deve seguir as instruções, disponíveis em: http://www.ctec.ufal.br/grupopesquisa/grilu/guiaTropLux8.

1.3   Obtive alerta de vírus ao tentar baixar o TropLux, o que faço?

Todos os programas do Grilu/LabSica são altamente confiáveis. Trata-se de um falso alerta. Para prosseguir, desative o firewall ou antivírus para realizar a operação, em seguida, reative-o.

1.4   Meu período de uso provisório foi excedido, como proceder?

Na caixa de entrada do e-mail cadastrado, pesquise mensagem com o assunto “TropLux8 – Chave definitiva”. Siga as instruções do e-mail. Caso não tenha recebido a chave, enviar mensagem para troplux@ctec.ufal.br. De qualquer forma, o TropLux permanece funcionando para usuário provisório.

1.5   Perdi meu atalho da área de trabalho. Onde encontro o programa?

Por padrão, o programa é instalado na pasta C:\Users\USUARIO\Documents\TropLux8\pcode. Caso não encontre, é possível que a instalação tenha sido feita em outra pasta ou não tenha sido efetuada completamente.

1.6   Como descompactar o arquivo no formato *.rar?

Pode-se utilizar o programa Winrar ou 7-zip para realizar a descompactação. O processo é simples, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Descompactar arquivo”.

1.7   O que fazer quando tento baixar o arquivo *.rar e o computador não permite?

Desative o firewall ou antivírus para realizar a operação, em seguida, reative-o.

1.8   Quando abro programa recebo a mensagem “Software não registrado”. O que devo fazer?

Verifique se recebeu o arquivo bKeyNNN.tlx. Caso positivo, coloque-o na pasta pcode. Caso ainda não tenha recebido, solicite em troplux@ctec.ufal.br. De qualquer forma, o TropLux permanece funcionando para usuário provisório.

1.9   Quando abro programa recebo a mensagem “No matching files were found. Error in =>troplux.m at line NNN”. O que devo fazer?

Houve um erro na definição da pasta pcode. Exclua o arquivo bDirParam.tlx e execute o programa.

2     Entrada

2.1   É possível modelar no TropLux um ambiente com um edifício à frente?

o TropLux pode modelar quase todo tipo de geometria, desde que seja transformada em planos. A distância não é problema.

2.2   Criei uma marquise pela opção “Planos” protegendo a janela e a iluminação interna aumentou. Como isto é possível? Enviei a pasta input para análise.

Verificamos seus dados. O plano foi criado apenas com uma face, voltada para baixo. Dessa forma a luz passa de cima para baixo (vindo do céu, por exemplo) e é refletida/absorvida quando chega de baixo para cima (vindo refletida do solo, por exemplo). Sendo assim fica criado um elemento irreal que permite passar a luz do céu e ainda tem o ganho da luz refletida no solo. Para consertar, basta criar a face oposta a esse plano.

2.3   Posso alterar as dimensões dos planos 3 e 4 sem nenhum prejuízo?

Não é aconselhável. Se tiver que alterar as dimensões dos planos de 1 a 15, sugere-se apagar o projeto e cadastrar de novo, é mais rápido e mais seguro.

3     Configuração

3.1   Tentei modificar o idioma para o inglês e não funcionou?

Verifique na pasta pcode a existência do arquivo bLangEnglish.tlx. Caso não exista, verifique se está disponível em outra pasta, se encontrar, transfira para a pcode, se não enviar mensagem para troplux@ctec.ufal.br.

4     Processamento

5     Saída

5.1   Estou com dificuldade em gerar o gráfico Rosa de Luz. O que fazer?

Processar iluminâncias para mais de uma orientação, pois, quanto mais, melhor o gráfico. Sugestão é que faça de quatro a oito azimutes.

6     Utilitário

6.1   Ao tentar importar os arquivos do TropLux 7 para o TropLux 8, a pasta em que os arquivos estão localizados aparece vazia, o que fazer?

Ao acessar a pasta, basta clicar em “selecionar pasta” mesmo que ela apareça vazia. Após o fim do processo, a pastas será atualizada com os novos arquivos.