Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Centro de Tecnologia - CTEC
Coordenação do Curso de Engenharia Civil - CCEC

RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS PELO CORPO DISCENTE


IDENTIFICAÇÃO:

Disciplina: EES300A-EDUARDO NOBRE LAGES
Ano letivo: 2003
Número de alunos que participaram: 6

DISCIPLINA:

1. O professor estabeleceu os objetivos da disciplina (metas, habilidades, etc) através do plano de ensino, a ser apresentado no início do período letivo?

Sem resposta: 0 ( 0.0%)
Sim: 6 ( 100.0%)
Não: 0 ( 0.0%)

2. Como se apresentou a carga horária da disciplina?

Sem resposta: 0 ( 0.0%)
Insuficiente: 0 ( 0.0%)
Suficiente: 6 ( 100.0%)
Excessiva: 0 ( 0.0%)

3. Como se apresentaram a seqüência dos conteúdos da disciplina e o tempo destinado para cada tópico do programa?

Sem resposta: 0 ( 0.0%)
Ruins: 0 ( 0.0%)
Regulares: 0 ( 0.0%)
Bons: 1 ( 16.7%)
Ótimos: 5 ( 83.3%)

4. O que você achou do sistema de avaliação adotado na disciplina?

Sem resposta: 0 ( 0.0%)
Ruim: 0 ( 0.0%)
Regular: 2 ( 33.3%)
Bom: 1 ( 16.7%)
Ótimo: 3 ( 50.0%)

5. Como foi a adequação das referências bibliográficas sugeridas em relação aos assuntos apresentados?

Sem resposta: 0 ( 0.0%)
Ruim: 0 ( 0.0%)
Regular: 1 ( 16.7%)
Boa: 1 ( 16.7%)
Ótima: 4 ( 66.7%)

PROFESSOR:

6. Como foi o relacionamento professor-aluno?

Sem resposta: 0 ( 0.0%)
Ruim: 1 ( 16.7%)
Regular: 1 ( 16.7%)
Bom: 2 ( 33.3%)
Ótimo: 2 ( 33.3%)

7. Como foi a assiduidade do professor?

Sem resposta: 0 ( 0.0%)
Ruim: 0 ( 0.0%)
Regular: 0 ( 0.0%)
Boa: 1 ( 16.7%)
Ótima: 5 ( 83.3%)

8. Como foi a pontualidade do professor?

Sem resposta: 0 ( 0.0%)
Ruim: 0 ( 0.0%)
Regular: 0 ( 0.0%)
Boa: 2 ( 33.3%)
Ótima: 4 ( 66.7%)

9. Como foi o aproveitamento do tempo de aula pelo professor?

Sem resposta: 0 ( 0.0%)
Ruim: 0 ( 0.0%)
Regular: 0 ( 0.0%)
Bom: 3 ( 50.0%)
Ótimo: 3 ( 50.0%)

10. O que você achou dos recursos didáticos utilizados pelo professor?

Sem resposta: 0 ( 0.0%)
Ruins: 0 ( 0.0%)
Regulares: 0 ( 0.0%)
Bons: 2 ( 33.3%)
Ótimos: 4 ( 66.7%)

11. Como você classificaria a preocupação em trabalhar integralmente todas as partes do conteúdo?

Sem resposta: 0 ( 0.0%)
Ruim: 0 ( 0.0%)
Regular: 0 ( 0.0%)
Boa: 1 ( 16.7%)
Ótima: 5 ( 83.3%)

12. Como você classificaria a clareza e objetividade do professor em suas explicações?

Sem resposta: 0 ( 0.0%)
Ruins: 0 ( 0.0%)
Regulares: 0 ( 0.0%)
Boas: 1 ( 16.7%)
Ótimas: 5 ( 83.3%)

13. O professor relacionou o conteúdo da disciplina com outras disciplinas e/ou áreas de conhecimento?

Sem resposta: 0 ( 0.0%)
Nunca: 0 ( 0.0%)
Raramente: 0 ( 0.0%)
Na maioria das vezes: 4 ( 66.7%)
Sempre: 2 ( 33.3%)

14. O professor preocupou-se com a atualização dos conhecimentos?

Sem resposta: 0 ( 0.0%)
Nunca: 0 ( 0.0%)
Raramente: 0 ( 0.0%)
Na maioria das vezes: 2 ( 33.3%)
Sempre: 4 ( 66.7%)

15. As aulas evidenciaram planejamento e preparação anteriores?

Sem resposta: 0 ( 0.0%)
Nunca: 0 ( 0.0%)
Raramente: 0 ( 0.0%)
Na maioria das vezes: 1 ( 16.7%)
Sempre: 5 ( 83.3%)

16. Como foi a disponibilidade do professor para consultas extra-classe?

Sem resposta: 0 ( 0.0%)
Nenhuma: 0 ( 0.0%)
Pouca: 1 ( 16.7%)
Satisfatória: 5 ( 83.3%)

17. Como foi o estímulo do professor ao desenvolvimento do pensamento crítico do aluno?

Sem resposta: 0 ( 0.0%)
Pequeno: 0 ( 0.0%)
Regular: 0 ( 0.0%)
Bom: 3 ( 50.0%)
Ótimo: 3 ( 50.0%)

AVALIAÇÃO DO ALUNO PELO ALUNO:

18. Como foi a sua assiduidade?

Sem resposta: 0 ( 0.0%)
Ruim: 0 ( 0.0%)
Regular: 1 ( 16.7%)
Boa: 3 ( 50.0%)
Ótima: 2 ( 33.3%)

19. Como foi o seu aproveitamento das aulas (participação, não deixar dúvidas, etc)?

Sem resposta: 0 ( 0.0%)
Pequeno: 1 ( 16.7%)
Regular: 2 ( 33.3%)
Bom: 2 ( 33.3%)
Ótimo: 1 ( 16.7%)

20. Como foi o seu aproveitamento dos trabalhos extra-classe?

Sem resposta: 0 ( 0.0%)
Nenhum: 0 ( 0.0%)
Pouco: 1 ( 16.7%)
Satisfatório: 4 ( 66.7%)
Ótimo: 1 ( 16.7%)

21. Como foi o seu aproveitamento nas consultas extra-classes?

Sem resposta: 0 ( 0.0%)
Nenhum: 1 ( 16.7%)
Pouco: 2 ( 33.3%)
Satisfatório: 2 ( 33.3%)
Ótimo: 1 ( 16.7%)

22. Qual o seu domínio em relação ao conteúdo apresentado?

Sem resposta: 0 ( 0.0%)
Pequeno: 0 ( 0.0%)
Regular: 1 ( 16.7%)
Bom: 4 ( 66.7%)
Ótimo: 1 ( 16.7%)

COMENTÁRIOS, RECLAMAÇÕES E SUGESTÕES:

Continui sendo o professor que é !!!
----------
Prezedo Professor,

Não vejo problemas em sua metodologia de ensino(Até o considero como um dos melhores). O problema das reprovações, não só nesta disciplina, existe devido a um sistema de ensino *mal* elaborado adotado pela universidade. Mais especificamente o sistema seriado *anual*. É fato que o sistema de *créditos* se mostrou deficiente, porém, o sistema anual também apresentou falhas, o que se comprova pelos altos índices de desistência, reprovação e frustação por parte dos alunos.
Os graduandos se sentem desmotivados e decepcionados consigo mesmo. Acredito que um sistema seriado *semestral* talvez fosse uma solução plausível. É claro que acarretaria numa reestruturação e/ou aumento do corpo doscente, mas a avaliação do aluno seria mais justa e o aluno avançaria no curso de forma gradativa e sequencial em menor tempo.
Avaliação por semestre não levaria alunos a desistirem de determinada disciplina após 8 ou 9 meses. Reconheço que nossa universidade passa por grandes dificuldades. Mas reformulações são necessárias para que elevemos nosso prestígio dentre as demais.
Este é só parte de um problema que é muito maior e não é de forma simplista que serão encontradas soluções.
Aproveito para destacá-lo, Prof. Eduardo Nobre, pelo empenho com que se dedica a nosso curso e pelo resultado obtido nesses anos em que tive a oportunidade de acompanhar o crescimento do curso de Engenharia Civil (Apesar dos problemas).

Caso queira entrar em contato:

alunoengcivil@bol.com.br


----------
Sugiro que o professor Eduardo Nobre Lages lecione a disciplina Complementos de Mecânica dos Sólidos, pois dessa forma dar-se-á uma continuidade à metodoligia de ensino adotada e com isso acredito que o rendimento da turma possa ser melhorado, além do que as duas disciplinas estão intimamente ligadas e portanto nada mais justo que seja lecionada pelo mesmo professor. Seria realmente muito proveitosa a inclusão do prof. Eduardo na disciplina de Complementos.
----------
Sugiro um maior esclarecimento sobre as provas, tendo em vista a preparar a sala para o tipo de questão da prova, refiro-me ao fato do aluno dominar o assunto da disciplina, mas ao chegar na prova há uma certa dificuldade em responde-la, uma vez que os exemplos mostrados em sala (incluindo os do livro texto) fazem pouca referência ao que é requisitado na prova. Os comentários acima apontam para o segundo semestre.
----------
O Professor Eduardo Nobre poderia negociar com os alunos um melhor horário para extração de dúvidas e divulgá-lo.
----------
nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!professor.

----------