Universidade Federal de Alagoas - UFAL Centro de Tecnologia - CTEC Coordenação do Curso de Engenharia Civil - CCEC RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS PELO CORPO DISCENTE
IDENTIFICAÇÃO:
Disciplina: EES300A-EDUARDO NOBRE LAGES Ano letivo: 2003 Número de alunos que participaram: 6
DISCIPLINA:
1. O professor estabeleceu os objetivos da disciplina (metas, habilidades, etc) através do plano de ensino, a ser apresentado no início do período letivo?
Sem resposta: 0 ( 0.0%) Sim: 6 ( 100.0%) Não: 0 ( 0.0%)
2. Como se apresentou a carga horária da disciplina?
Sem resposta: 0 ( 0.0%) Insuficiente: 0 ( 0.0%) Suficiente: 6 ( 100.0%) Excessiva: 0 ( 0.0%)
3. Como se apresentaram a seqüência dos conteúdos da disciplina e o tempo destinado para cada tópico do programa?
Sem resposta: 0 ( 0.0%) Ruins: 0 ( 0.0%) Regulares: 0 ( 0.0%) Bons: 1 ( 16.7%) Ótimos: 5 ( 83.3%)
4. O que você achou do sistema de avaliação adotado na disciplina?
Sem resposta: 0 ( 0.0%) Ruim: 0 ( 0.0%) Regular: 2 ( 33.3%) Bom: 1 ( 16.7%) Ótimo: 3 ( 50.0%)
5. Como foi a adequação das referências bibliográficas sugeridas em relação aos assuntos apresentados?
Sem resposta: 0 ( 0.0%) Ruim: 0 ( 0.0%) Regular: 1 ( 16.7%) Boa: 1 ( 16.7%) Ótima: 4 ( 66.7%)
PROFESSOR:
6. Como foi o relacionamento professor-aluno?
Sem resposta: 0 ( 0.0%) Ruim: 1 ( 16.7%) Regular: 1 ( 16.7%) Bom: 2 ( 33.3%) Ótimo: 2 ( 33.3%)
7. Como foi a assiduidade do professor?
Sem resposta: 0 ( 0.0%) Ruim: 0 ( 0.0%) Regular: 0 ( 0.0%) Boa: 1 ( 16.7%) Ótima: 5 ( 83.3%)
8. Como foi a pontualidade do professor?
Sem resposta: 0 ( 0.0%) Ruim: 0 ( 0.0%) Regular: 0 ( 0.0%) Boa: 2 ( 33.3%) Ótima: 4 ( 66.7%)
9. Como foi o aproveitamento do tempo de aula pelo professor?
Sem resposta: 0 ( 0.0%) Ruim: 0 ( 0.0%) Regular: 0 ( 0.0%) Bom: 3 ( 50.0%) Ótimo: 3 ( 50.0%)
10. O que você achou dos recursos didáticos utilizados pelo professor?
Sem resposta: 0 ( 0.0%) Ruins: 0 ( 0.0%) Regulares: 0 ( 0.0%) Bons: 2 ( 33.3%) Ótimos: 4 ( 66.7%)
11. Como você classificaria a preocupação em trabalhar integralmente todas as partes do conteúdo?
12. Como você classificaria a clareza e objetividade do professor em suas explicações?
Sem resposta: 0 ( 0.0%) Ruins: 0 ( 0.0%) Regulares: 0 ( 0.0%) Boas: 1 ( 16.7%) Ótimas: 5 ( 83.3%)
13. O professor relacionou o conteúdo da disciplina com outras disciplinas e/ou áreas de conhecimento?
Sem resposta: 0 ( 0.0%) Nunca: 0 ( 0.0%) Raramente: 0 ( 0.0%) Na maioria das vezes: 4 ( 66.7%) Sempre: 2 ( 33.3%)
14. O professor preocupou-se com a atualização dos conhecimentos?
Sem resposta: 0 ( 0.0%) Nunca: 0 ( 0.0%) Raramente: 0 ( 0.0%) Na maioria das vezes: 2 ( 33.3%) Sempre: 4 ( 66.7%)
15. As aulas evidenciaram planejamento e preparação anteriores?
Sem resposta: 0 ( 0.0%) Nunca: 0 ( 0.0%) Raramente: 0 ( 0.0%) Na maioria das vezes: 1 ( 16.7%) Sempre: 5 ( 83.3%)
16. Como foi a disponibilidade do professor para consultas extra-classe?
Sem resposta: 0 ( 0.0%) Nenhuma: 0 ( 0.0%) Pouca: 1 ( 16.7%) Satisfatória: 5 ( 83.3%)
17. Como foi o estímulo do professor ao desenvolvimento do pensamento crítico do aluno?
Sem resposta: 0 ( 0.0%) Pequeno: 0 ( 0.0%) Regular: 0 ( 0.0%) Bom: 3 ( 50.0%) Ótimo: 3 ( 50.0%)
AVALIAÇÃO DO ALUNO PELO ALUNO:
18. Como foi a sua assiduidade?
Sem resposta: 0 ( 0.0%) Ruim: 0 ( 0.0%) Regular: 1 ( 16.7%) Boa: 3 ( 50.0%) Ótima: 2 ( 33.3%)
19. Como foi o seu aproveitamento das aulas (participação, não deixar dúvidas, etc)?
Sem resposta: 0 ( 0.0%) Pequeno: 1 ( 16.7%) Regular: 2 ( 33.3%) Bom: 2 ( 33.3%) Ótimo: 1 ( 16.7%)
20. Como foi o seu aproveitamento dos trabalhos extra-classe?
Sem resposta: 0 ( 0.0%) Nenhum: 0 ( 0.0%) Pouco: 1 ( 16.7%) Satisfatório: 4 ( 66.7%) Ótimo: 1 ( 16.7%)
21. Como foi o seu aproveitamento nas consultas extra-classes?
Sem resposta: 0 ( 0.0%) Nenhum: 1 ( 16.7%) Pouco: 2 ( 33.3%) Satisfatório: 2 ( 33.3%) Ótimo: 1 ( 16.7%)
22. Qual o seu domínio em relação ao conteúdo apresentado?
Sem resposta: 0 ( 0.0%) Pequeno: 0 ( 0.0%) Regular: 1 ( 16.7%) Bom: 4 ( 66.7%) Ótimo: 1 ( 16.7%)
COMENTÁRIOS, RECLAMAÇÕES E SUGESTÕES:
Continui sendo o professor que é !!! ---------- Prezedo Professor, Não vejo problemas em sua metodologia de ensino(Até o considero como um dos melhores). O problema das reprovações, não só nesta disciplina, existe devido a um sistema de ensino *mal* elaborado adotado pela universidade. Mais especificamente o sistema seriado *anual*. É fato que o sistema de *créditos* se mostrou deficiente, porém, o sistema anual também apresentou falhas, o que se comprova pelos altos índices de desistência, reprovação e frustação por parte dos alunos. Os graduandos se sentem desmotivados e decepcionados consigo mesmo. Acredito que um sistema seriado *semestral* talvez fosse uma solução plausível. É claro que acarretaria numa reestruturação e/ou aumento do corpo doscente, mas a avaliação do aluno seria mais justa e o aluno avançaria no curso de forma gradativa e sequencial em menor tempo. Avaliação por semestre não levaria alunos a desistirem de determinada disciplina após 8 ou 9 meses. Reconheço que nossa universidade passa por grandes dificuldades. Mas reformulações são necessárias para que elevemos nosso prestígio dentre as demais. Este é só parte de um problema que é muito maior e não é de forma simplista que serão encontradas soluções. Aproveito para destacá-lo, Prof. Eduardo Nobre, pelo empenho com que se dedica a nosso curso e pelo resultado obtido nesses anos em que tive a oportunidade de acompanhar o crescimento do curso de Engenharia Civil (Apesar dos problemas). Caso queira entrar em contato: alunoengcivil@bol.com.br ---------- Sugiro que o professor Eduardo Nobre Lages lecione a disciplina Complementos de Mecânica dos Sólidos, pois dessa forma dar-se-á uma continuidade à metodoligia de ensino adotada e com isso acredito que o rendimento da turma possa ser melhorado, além do que as duas disciplinas estão intimamente ligadas e portanto nada mais justo que seja lecionada pelo mesmo professor. Seria realmente muito proveitosa a inclusão do prof. Eduardo na disciplina de Complementos. ---------- Sugiro um maior esclarecimento sobre as provas, tendo em vista a preparar a sala para o tipo de questão da prova, refiro-me ao fato do aluno dominar o assunto da disciplina, mas ao chegar na prova há uma certa dificuldade em responde-la, uma vez que os exemplos mostrados em sala (incluindo os do livro texto) fazem pouca referência ao que é requisitado na prova. Os comentários acima apontam para o segundo semestre. ---------- O Professor Eduardo Nobre poderia negociar com os alunos um melhor horário para extração de dúvidas e divulgá-lo. ---------- nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!nenhum!!!!!professor. ----------