|
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Centro
de Tecnologia – CTEC Coordenação
do Curso de Engenharia Civil – CCEC Campus A. C. Simões – Tabuleiro do
Martins CEP 57072-970 – Maceió – Alagoas Tel: (0**82) 2141278 – Fax: (0**82) 2141625 E-mail: engcivil@ctec.ufal.br - Site:
http://www.ctec.ufal.br/engcivil |
|
QUESTIONÁRIO
DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA PELO ALUNO - RESULTADO
Disciplina: Mecânica dos Sólidos Ano Letivo:
2000 (2o Semestre)
Professor: Eduardo Nobre Lages Data de Aplicação do Questionário:
11/01/2001
|
Manhã |
Tarde |
Total |
No. de alunos |
36 |
25 |
61 |
DISCIPLINA:
1. O professor estabeleceu os objetivos da disciplina (metas, habilidades, etc) através do plano de ensino, a ser apresentado no início do período letivo?
Sim |
36 (100,0%) |
25 (100,0%) |
61 (100,0%) |
Não |
- |
- |
- |
2. Como se apresentou a carga horária da disciplina?
Insuficiente |
- |
04 (16,0%) |
04 (6,6%) |
Suficiente |
35 (97,2%) |
21 (84,0%) |
56 (91,8%) |
Excessiva |
01 (2,8%) |
- |
01 (1,6%) |
3. Como se apresentaram a seqüência dos conteúdos da disciplina e o tempo destinado para cada tópico do programa?
Ruins |
- |
- |
- |
Regulares |
05 (13,9%) |
07 (28,0%) |
12 (19,7%) |
Bons |
25 (69,4%) |
16 (64,0%) |
41 (67,2%) |
Ótimos |
06 (16,7%) |
02 (8,0%) |
08 (13,1%) |
4. O que você achou do sistema de avaliação adotado na disciplina?
Ruim |
01 (2,8%) |
04 (16,0%) |
05 (8,2%) |
Regular |
10 (27,8%) |
04 (16,0%) |
14 (23,0%) |
Bom |
18 (50,0%) |
16 (64,0%) |
34 (55,7%) |
Ótimo |
07 (19,4%) |
01 (4,0%) |
08 (13,1%) |
5. Como foi a adequação das referências bibliográficas sugeridas em relação aos assuntos apresentados?
Ruim |
- |
01 (4,0%) |
01 (1,6%) |
Regular |
12 (33,3%) |
04 (16,0%) |
16 (26,2%) |
Boa |
21 (58,3%) |
16 (64,0%) |
37 (60,7%) |
Ótima |
03 (8,3%) |
03 (12,0%) |
06 (9,8%) |
Sem resposta |
- |
01 (4,0%) |
01 (1,6%) |
DOCENTE:
6. Como foi o relacionamento professor-aluno?
Ruim |
- |
- |
- |
Regular |
05 (13,9%) |
03 (12,0%) |
08 (13,1%) |
Bom |
21 (58,3%) |
12 (48,0%) |
33 (54,1%) |
Ótimo |
10 (27,8%) |
10 (40,0%) |
20 (32,8%) |
7. Como foi a assiduidade do professor?
Ruim |
- |
- |
- |
Regular |
- |
01 (4,0%) |
01 (1,6%) |
Boa |
07 (19,4%) |
07 (28,0%) |
14 (23,0%) |
Ótima |
29 (80,6%) |
17 (68,0%) |
46 (75,4%) |
8. Como foi a pontualidade do professor?
Ruim |
- |
- |
- |
Regular |
- |
- |
- |
Boa |
02 (5,6%) |
03 (12,0%) |
05 (8,2%) |
Ótima |
34 (94,4%) |
22 (88,0%) |
56 (91,8%) |
9. Como foi o aproveitamento do tempo de aula pelo professor?
Ruim |
- |
- |
- |
Regular |
- |
03 (12,0%) |
03 (4,9%) |
Bom |
08 (22,2%) |
10 (40,0%) |
18 (29,5%) |
Ótimo |
27 (75,0%) |
12 (48,0%) |
39 (63,9%) |
Inválido |
01 (2,8%) |
- |
01 (1,6%) |
10. O que você achou dos recursos didáticos utilizados pelo professor?
Ruins |
- |
- |
- |
Regulares |
01 (2,8%) |
02 (8,0%) |
03 (4,9%) |
Bons |
17 (47,2%) |
20 (80,0%) |
37 (60,7%) |
Ótimos |
18 (50,0%) |
03 (12,0%) |
21 (34,4%) |
11. Como você classificaria a preocupação em trabalhar integralmente todas as partes do conteúdo?
Ruim |
- |
01 (4,0%) |
01 (1,6%) |
Regular |
02 (5,6%) |
03 (12,0%) |
05 (8,2%) |
Boa |
22 (61,1%) |
15 (60,0%) |
37 (60,7%) |
Ótima |
12 (33,3%) |
06 (24,0%) |
18 (29,5%) |
12. Como você classificaria a clareza e objetividade do professor em suas explicações?
Ruins |
- |
- |
- |
Regulares |
02 (5,6%) |
03 (12,0%) |
05 (8,2%) |
Boas |
16 (44,4%) |
14 (56,0%) |
30 (49,2%) |
Ótimas |
18 (50,0%) |
08 (32,0%) |
26 (42,6%) |
13. O professor relacionou o conteúdo da disciplina com outras disciplinas e/ou áreas de conhecimento?
Nunca |
- |
- |
- |
Raramente |
03 (8,3%) |
01 (4,0%) |
04 (6,6%) |
Na maioria das vezes |
23 (63,9%) |
22 (88,0%) |
45 (73,8%) |
Sempre |
10 (27,8%) |
02 (8,0%) |
12 (19,7%) |
14. O professor preocupou-se com a atualização dos conhecimentos?
Nunca |
- |
- |
- |
Raramente |
01 (2,8%) |
01 (4,0%) |
02 (3,3%) |
Na maioria das vezes |
12 (33,3%) |
14 (56,0%) |
26 (42,6%) |
Sempre |
22 (61,1%) |
10 (40,0%) |
32 (52,5%) |
Inválido |
01 (2,8%) |
- |
01 (1,6%) |
15. As aulas evidenciaram planejamento e preparação anteriores?
Nunca |
- |
- |
- |
Raramente |
01 (2,8%) |
02 (8,0%) |
03 (4,9%) |
Na maioria das vezes |
05 (13,9%) |
11 (44,0%) |
16 (26,2%) |
Sempre |
29 (80,6%) |
12 (48,0%) |
41 (67,2%) |
Sem resposta |
01 (2,8%) |
- |
01 (1,6%) |
16. Como foi a disponibilidade do professor para consultas extra-classe?
Nenhuma |
- |
- |
- |
Pouca |
01 (2,8%) |
03 (12,0%) |
04 (6,6%) |
Satisfatória |
32 (88,9%) |
22 (88,0%) |
54 (88,5%) |
Sem resposta |
03 (8,3%) |
- |
03 (4,9%) |
17. Como foi o estímulo do professor ao desenvolvimento do pensamento crítico do aluno?
Pequeno |
- |
- |
- |
Regular |
03 (8,3%) |
04 (16,0%) |
07 (11,5%) |
Bom |
22 (61,1%) |
12 (48,0%) |
34 (55,7%) |
Ótimo |
11 (30,6%) |
08 (32,0%) |
19 (31,1%) |
Sem resposta |
- |
01 (4,0%) |
01 (1,6%) |
AVALIAÇÃO DO ALUNO
PELO ALUNO
18. Como foi a sua assiduidade?
Ruim |
- |
01 (4,0%) |
01 (1,6%) |
Regular |
08 (22,2%) |
03 (12,0%) |
11 (18,0%) |
Boa |
20 (55,6%) |
18 (72,0%) |
38 (62,3%) |
Ótima |
08 (22,2%) |
03 (12,0%) |
11 (18,0%) |
19. Como foi o seu aproveitamento das aulas (participação, não deixar dúvidas, etc)?
Pequeno |
03 (8,3%) |
02 (8,0%) |
05 (8,2%) |
Regular |
08 (22,2%) |
08 (32,0%) |
16 (26,2%) |
Bom |
20 (55,6%) |
14 (56,0%) |
34 (55,7%) |
Ótimo |
05 (13,9%) |
01 (4,0%) |
06 (9,8%) |
20. Como foi o seu aproveitamento dos trabalhos extra-classe?
Nenhum |
01 (2,8%) |
01 (4,0%) |
02 (3,3%) |
Pouco |
07 (19,4%) |
12 (48,0%) |
19 (31,1%) |
Satisfatório |
22 (61,1%) |
10 (40,0%) |
32 (52,5%) |
Ótimo |
05 (13,9%) |
02 (8,0%) |
07 (11,5%) |
Sem resposta |
01 (2,8%) |
- |
01 (1,6%) |
21. Como foi o seu aproveitamento nas consultas extra-classe?
Nenhum |
03 (8,3%) |
01 (4,0%) |
04 (6,6%) |
Pouco |
14 (38,9%) |
11 (44,0%) |
25 (41,0%) |
Satisfatório |
16 (44,4%) |
12 (48,0%) |
28 (45,9%) |
Ótimo |
03 (8,3%) |
01 (4,0%) |
04 (6,6%) |
22. Qual o seu domínio em relação ao conteúdo apresentado?
Pequeno |
- |
- |
- |
Regular |
07 (19,4%) |
05 (20,0%) |
12 (19,7%) |
Bom |
25 (69,4%) |
20 (80,0%) |
45 (73,8%) |
Ótimo |
04 (11,1%) |
- |
04 (6,6%) |
COMENTÁRIOS,
RECLAMAÇÕES E SUGESTÕES:
Manhã |
Tarde |
Ø
Acho que o tempo destinado para a realização das
provas foi pouco para uma prova trabalhosa. ------------------------------------------------------------------------------- Ø
Apresentar mais exemplos de utilização prática dos
assuntos estudados. ------------------------------------------------------------------------------- Ø
As avaliações deveriam ter um tempo maior. ------------------------------------------------------------------------------- Ø
O tempo de prova se mostrou algumas vezes
insuficiente. ------------------------------------------------------------------------------- Ø
Sugestão: As vezes, o tempo de prova é curto.
Gostaria que o tempo de prova fosse compatível com a dificuldade e o número
de questões a serem respondidas. |
Ø
As provas de Mecânica dos Sólidos deveriam ser
feitas nos dias de sábado, já que no horário da aula fazer provas é quase
impossível. ------------------------------------------------------------------------------- Ø
Critico quanto ao tempo de aplicação das provas
que, certamente, deveria haver mais tempo pois creio que nós como futuros
profissionais, não seria preciso 2 horas para elaborar um projeto estrutural,
claro que isso seria um tempo recorde. Acho que nós não estamos aqui numa
faculdade para sermos avaliados em tempo de resolução de uma prova e sim para
aprendermos a responder questões afins. ------------------------------------------------------------------------------- Ø
Melhorar o tempo de prova. ------------------------------------------------------------------------------- Ø
Aumento do tempo de prova. ------------------------------------------------------------------------------- Ø
Tempo e nível da prova precisam ser repensados. ------------------------------------------------------------------------------- Ø
As aulas de terça-feira poderiam ter uma carga
horária maior. ------------------------------------------------------------------------------- Ø
Pouco tempo para a prova. Ø
As transparências tornam as aulas cansativas,
muitas vezes. ------------------------------------------------------------------------------- Ø
Aulas de MATLAB. Ø
Reavaliar o tempo das provas. |
Obs: Em
quatro formulários da turma da tarde foram feitos comentários não relacionados
com a avaliação específica da disciplina "Mecânica dos Sólidos".