Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Centro de Tecnologia – CTEC

Coordenação do Curso de Engenharia Civil – CCEC

 

 

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA PELO ALUNO - RESULTADO

 

Disciplina: Mecânica dos Sólidos          Ano Letivo: 1999 (2o Semestre)  

Professor: Eduardo Nobre Lages          Data de Aplicação do Questionário: 28/07/1999

 

AMOSTRAGEM

 

Manhã

Tarde

Total

No. de alunos

31

31

62

 

DISCIPLINA:

1.      O professor estabeleceu os objetivos da disciplina (metas, habilidades, etc) através do plano de ensino, a ser apresentado no início do período letivo?

Sim

31 (100,0%)

31 (100,0%)

62 (100,0%)

Não

-

-

-

 

2.      Como se apresentou a carga horária da disciplina?

Insuficiente

03 (9,7%)

07 (22,6%)

10 (16,1%)

Suficiente

27 (87,1%)

22 (71,0%)

49 (79,0%)

Excessiva

-

01 (3,2%)

01 (1,6%)

Sem resposta

01 (3,2%)

01 (3,2%)

02 (3,2%)

 

3.      Como se apresentaram a seqüência dos conteúdos da disciplina e o tempo destinado para cada tópico do programa?

Ruins

02 (6,5%)

02 (6,5%)

04 (6,5%)

Regulares

10 (32,3%)

06 (19,4%)

16 (25,8%)

Bons

18 (58,1%)

20 (64,5%)

38 (61,3%)

Ótimos

01 (3,2%)

02 (6,5%)

03 (4,8%)

Sem resposta

-

01 (3,2%)

01 (1,6%)

 

4.      O que você achou do sistema de avaliação adotado na disciplina?

Ruim

03 (9,7%)

02 (6,5%)

05 (8,1%)

Regular

06 (19,4%)

12 (38,7%)

18 (29,0%)

Bom

21 (67,7%)

15 (48,4%)

36 (58,1%)

Ótimo

01 (3,2%)

02 (6,5%)

03 (4,8%)

 

5.      Como foi a adequação das referências bibliográficas sugeridas em relação aos assuntos apresentados?

Ruim

02 (6,5%)

01 (3,2%)

03 (4,8%)

Regular

10 (32,3%)

06 (19,4%)

16 (25,8%)

Boa

13 (41,9%)

20 (64,5%)

33 (53,2%)

Ótima

06 (19,4%)

04 (12,9%)

10 (16,1%)

 

DOCENTE:

6.      Como foi o relacionamento professor-aluno?

Ruim

-

01 (3,2%)

01 (1,6%)

Regular

04 (12,9%)

05 (16,1%)

09 (14,5%)

Bom

13 (41,9%)

14 (45,2%)

27 (43,5%)

Ótimo

14 (45,2%)

10 (32,3%)

24 (38,7%)

Sem resposta

-

01 (3,2%)

01 (1,6%)

 

7.      Como foi a assiduidade do professor?

Ruim

-

-

-

Regular

-

01 (3,2%)

01 (1,6%)

Boa

02 (6,5%)

07 (22,6%)

09 (14,5%)

Ótima

29 (93,5%)

23 (74,2%)

52 (83,9%)

 

 8.      Como foi a pontualidade do professor?

Ruim

-

-

-

Regular

-

-

-

Boa

03 (9,7%)

11 (35,5%)

14 (22,6%)

Ótima

28 (90,3%)

24 (77,4%)

52 (83,9%)

 

9.      Como foi o aproveitamento do tempo de aula pelo professor?

Ruim

-

-

-

Regular

02 (6,5%)

02 (6,5%)

04 (6,5%)

Bom

11 (35,5%)

11 (35,5%)

22 (35,5%)

Ótimo

18 (58,1%)

18 (58,1%)

36 (58,1%)

 

10. O que você achou dos recursos didáticos utilizados pelo professor?

Ruins

-

-

-

Regulares

06 (19,4%)

04 (12,9%)

10 (16,1%)

Bons

16 (51,6%)

16 (51,6%)

32 (51,6%)

Ótimos

09 (29,0%)

11 (35,5%)

20 (32,3%)

 

11. Como você classificaria a preocupação em trabalhar integralmente todas as partes do conteúdo?

Ruim

-

-

-

Regular

02 (6,5%)

04 (12,9%)

06 (9,7%)

Boa

21 (67,7%)

20 (64,5%)

41 (66,1%)

Ótima

08 (25,8%)

07 (22,6%)

15 (24,2%)

 

12. Como você classificaria a clareza e objetividade do professor em suas explicações?

Ruins

-

-

-

Regulares

01 (3,2%)

06 (19,4%)

07 (11,3%)

Boas

13 (41,9%)

17 (54,8%)

30 (48,4%)

Ótimas

17 (54,8%)

08 (25,8%)

25 (40,3%)

 

13. O professor relacionou o conteúdo da disciplina com outras disciplinas e/ou áreas de conhecimento?

Nunca

-

-

-

Raramente

03 (9,7%)

06 (19,4%)

09 (14,5%)

Na maioria das vezes

22 (71,0%)

18 (58,1%)

40 (64,5%)

Sempre

06 (19,4%)

07 (22,6%)

13 (21,0%)

 

14. O professor preocupou-se com a atualização dos conhecimentos?

Nunca

-

-

-

Raramente

-

-

-

Na maioria das vezes

18 (58,1%)

18 (58,1%)

36 (58,1%)

Sempre

12 (38,7%)

13 (41,9%)

25 (40,3%)

Sem resposta

01 (3,2%)

-

01 (1,6%)

 

15. As aulas evidenciaram planejamento e preparação anteriores?

Nunca

-

-

-

Raramente

-

03 (9,7%)

03 (4,8%)

Na maioria das vezes

11 (35,5%)

11 (35,5%)

22 (35,5%)

Sempre

20 (64,5%)

17 (54,8%)

37 (59,7%)

 

16. Como foi a disponibilidade do professor para consultas extra-classe?

Nenhuma

-

-

-

Pouca

04 (12,9%)

07 (22,6%)

11 (17,7%)

Satisfatória

27 (87,1%)

22 (71,0%)

49 (79,0%)

Sem resposta

-

02 (6,5%)

02 (3,2%)

 

17. Como foi o estímulo do professor ao desenvolvimento do pensamento crítico do aluno?

Pequeno

-

03 (9,7%)

03 (4,8%)

Regular

05 (16,1%)

04 (12,9%)

09 (14,5%)

Bom

18 (58,1%)

18 (58,1%)

36 (58,1%)

Ótimo

08 (25,8%)

06 (19,4%)

14 (22,6%)

 

 

 

AVALIAÇÃO DO ALUNO PELO ALUNO

18. Como foi a sua assiduidade?

Ruim

01 (2,9%)

-

01 (1,6%)

Regular

04 (12,9%)

05 (16,1%)

09 (14,5%)

Boa

20 (64,5%)

18 (58,1%)

38 (61,3%)

Ótima

06 (19,4%)

08 (25,8%)

14 (22,6%)

 

19. Como foi o seu aproveitamento das aulas (participação, não deixar dúvidas, etc)?

Pequeno

02 (6,5%)

-

02 (3,2%)

Regular

12 (38,7%)

12 (38,7%)

24 (38,7%)

Bom

17 (54,8%)

16 (51,6%)

33 (53,2%)

Ótimo

-

03 (9,7%)

03 (4,8%)

 

20. Como foi o seu aproveitamento dos trabalhos extra-classe?

Nenhum

-

-

-

Pouco

07 (22,6%)

11 (35,5%)

18 (29,0%)

Satisfatório

23 (74,2%)

19 (61,3%)

42 (67,7%)

Ótimo

01 (2,9%)

01 (2,9%)

02 (2,9%)

 

21. Como foi o seu aproveitamento nas consultas extra-classe?

Nenhum

01 (2,9%)

01 (2,9%)

02 (2,9%)

Pouco

13 (41,9%)

09 (29,0%)

22 (35,5%)

Satisfatório

15 (48,4%)

18 (58,1%)

33 (53,2%)

Ótimo

02 (6,5%)

03 (9,7%)

05 (8,1%)

 

22. Qual o seu domínio em relação ao conteúdo apresentado?

Pequeno

01 (2,9%)

-

01 (1,6%)

Regular

05 (16,1%)

04 (12,9%)

09 (14,5%)

Bom

23 (74,2%)

26 (83,9%)

49 (79,0%)

Ótimo

02 (6,5%)

01 (2,9%)

03 (4,8%)

 

COMENTÁRIOS, RECLAMAÇÕES E SUGESTÕES:

 

Manhã

Tarde

·         Professor Eduardo, deixe de ser ***** ****** e não cobre muito nas provas, pois não somos engenheiros formados, facilite *****!

·         Acho que nesse último bimestre, os assuntos foram dados muito rápidos, faltou tempo. Não deu para assimilar direito.

·         Deixe de ser ******** e dê mais tempo para prova.

·         O tempo de prova deveria ser maior.

·         Sem dúvida a maior dificuldade encontrada foi a falta de tempo para a realização das provas.

·         Um outro fator foi a grande "correria" para se dar todo o conteúdo estipulado.

·         A minha reclamação ou sugestão é com relação ao tempo de duração das provas. Por favor, aumente-o e você verá que o nosso aproveitamento será melhor.

·         Deveria ter mais tempo de prova, sabemos que devemos praticar os conteúdos em sala, mas mesmo assim precisamos de mais tempo. Até mesmo o que erramos na prova, poderíamos ter corrigido durante a mesma se houvesse tempo.

·         O tempo de prova tem que ser repensado.

·         A utilização de exemplos práticos e do cotidiano tem que ser mantida e copiada por outros professores que só se preocupam com a parte teórica e matemática abordadas nos problemas.

·         Sugiro a elaboração de uma apostila como forma de melhor organizar o material, que é muito bem feito, deixado na xerox.

·         Vai como sugestão o aumento do tempo de duração das VPAs já que as provas são muito trabalhosas.

·         Provas aos sábados.

·         Recursos didáticos compatíveis com o conteúdo apresentado em aula.

·         Se eu fosse reclamar levaria os míseros cento e cinco minutos que eram realizadas as provas. Por isso, só tenho a dizer que a maneira na qual está sendo cobrado os conhecimentos não reflete de forma nenhuma, pois com um tempo ridículo desse só um louco faz a prova. Segundo, não suporto a maneira que o senhor trata os alunos com relação as notas, sempre mangando dos alunos que tiram notas baixas, e ridicularizando, na cara dos alunos o resultado da prova. Não acho que essas atitudes sejam de um professor deste curso.

·         Achei que foi bom o assunto e gostei da matéria e também do professor. Acho as aulas proveitosas e que estimula o aluno.

·         Sei que é difícil, mas gostaria que fosse repensado o tempo para as avaliações. Uma sugestão é que se comece a utilizar de horários diferentes dos de aula para a realização das VPAs, uma vez que se sabe por alunos que já passaram por essa disciplina, que esta não é difícil, mas o que falta é tempo para a realização das provas. Não vejo isso como somente o problema da falta de tempo, mas aumentando o mesmo só viria a ajudar a todos.

·         O assunto de grelhas não foi o suficiente para o desenvolvimento de um melhor domínio, por ter sido apenas uma aula.

·         O tempo de algumas provas não era suficiente para resolução da mesma.

·         Seria melhor se tivéssemos acesso ao material da aula antes de ela ser dada pelo professor e com lista de exercícios, para que os alunos possam se orientar melhor.

·         Melhorar o tempo de prova (vale avaliar esta questão com os alunos).

·         Parabéns pelas excelentes aulas e pela sua abertura às opiniões dos alunos.

·         Achei a disciplina muito interessante e que deu grande entusiasmo pelo curso. Parabéns professor pela preocupação em melhorar cada vez mais e a atenção que nos dispensa.

·         Bem, a disciplina é fundamental para o futuro profissional do aluno; mas deve ser vista com maior carga horária e mais tempo na aplicação das provas, já que lidar com cálculos estruturais é algo que deve ser visto com cautela e zelo, pois é inviável fazer tais cálculos sob pressão de tempo.

·         Verificar o tempo para aplicação de certo tipo de prova.

·         Mesmo com o professor não faltando, o calendário foi muito apertado.

·         Beleza, maravilha, continue melhorando sempre!

·         Única bronca: muito pouco tempo de prova.

·         Precisamos de mais tempo de prova!

·         O tempo para fazer as provas.

·         O óbvio, tempo suficiente para resolver a prova conscientemente.

·         Adoção de pelo menos uma bibliografia como base ou acompanhamento, mais certa.

·         Maior tempo deveria ter sido dado a parte de análise estrutural.