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Universidade Federal de Alagoas Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Estrutural |
QUESTIONÁRIO
DE AVALIAÇÃO – RESULTADO
Disciplina: Mecânica dos Sólidos Ano Letivo:
1998 (2o Semestre)
Professor: Eduardo Nobre Lages Data de Aplicação
do Questionário: 23/02/1999
|
Manhã |
Tarde |
Total |
No. de alunos |
26 |
13 |
39 |
DISCIPLINA:
1.
Das
disciplinas do primeiro ano abaixo relacionadas, marque a(s) que você julga
como importante(s) para um bom aproveitamento da disciplina Mecânica dos
Sólidos:
Cálculo 1 |
14
(53,8%) |
08
(61,5%) |
22
(56,4%) |
Física 1 |
23
(88,5%) |
10
(76,9%) |
33
(84,6%) |
Álgebra Linear 1 |
08
(30,8%) |
07
(53,8%) |
15
(38,5%) |
2.
A
relação da disciplina com sua área de interesse dentro do curso pode ser considerada:
Mínima |
- |
- |
- |
Pequena |
02 (7,7%) |
- |
02 (5,1%) |
Média |
10 (38,5%) |
03 (23,1%) |
13 (33,3%) |
Grande |
13 (50,0%) |
10 (76,9%) |
23 (59,0%) |
Sem resposta |
01 (3,8%) |
- |
01 (2,6%) |
3.
A
carga horária da disciplina se apresentou de forma:
Insuficiente |
04 (15,4%) |
- |
04 (10,3%) |
Excessiva |
- |
- |
- |
Razoável |
05 (19,2%) |
06 (46,2%) |
11 (28,2%) |
Adequada |
15 (57,7%) |
07 (53,8%) |
22 (56,4%) |
Sem resposta |
02 (7,7%) |
- |
02 (5,1%) |
4.
A
seqüência dos conteúdos da disciplina e o tempo dedicado para cada tópico do
programa se apresentaram de modo:
Ruim |
01 (3,8%) |
- |
01 (2,6%) |
Regular |
08 (30,8%) |
02 (15,4%) |
10 (25,6%) |
Bom |
14 (53,8%) |
10 (76,9%) |
24 (61,5%) |
Ótimo |
03 (11,5%) |
01 (7,7%) |
04 (10,3%) |
5.
O
tempo investido em exercícios na disciplina foi:
Ruim |
07 (26,9%) |
- |
07 (17,9%) |
Regular |
08 (30,8%) |
05 (38,5%) |
13 (33,3%) |
Bom |
10 (38,5%) |
08 (61,5%) |
18 (46,2%) |
Ótimo |
01 (3,8%) |
- |
01 (2,6%) |
6.
O
sistema de avaliação adotado na disciplina foi:
Ruim |
- |
- |
- |
Regular |
04 (15,4%) |
01 (7,7%) |
05 (12,8%) |
Bom |
16 (61,5%) |
09 (69,2%) |
25 (64,1%) |
Ótimo |
06 (23,1%) |
03 (23,1%) |
09 (23,1%) |
7.
A
adequação das referências bibliográficas sugeridas em relação aos assuntos
apresentados foi:
Ruim |
- |
- |
- |
Regular |
03 (11,5%) |
02 (15,4%) |
05 (12,8%) |
Bom |
17 (65,4%) |
09 (69,2%) |
26 (66,7%) |
Ótimo |
06 (23,1%) |
02 (15,4%) |
08 (20,5%) |
DOCENTE:
8.
O
relacionamento professor-aluno foi:
Ruim |
01 (3,8%) |
- |
01 (2,6%) |
Regular |
01 (3,8%) |
- |
01 (2,6%) |
Bom |
12 (46,2%) |
03 (23,1%) |
15 (38,5%) |
Ótimo |
12 (46,2%) |
10 (76,9%) |
22 (56,4%) |
9.
Os
recursos didáticos utilizados pelo professor foram:
Ruins |
- |
- |
- |
Regulares |
03 (11,5%) |
01 (7,7%) |
04 (10,3%) |
Bons |
18 (69,2%) |
06 (46,2%) |
24 (61,5%) |
Ótimos |
05 (19,2%) |
06 (46,2%) |
11 (28,2%) |
10.
A
assiduidade do professor foi:
Ruim |
- |
- |
- |
Regular |
- |
- |
- |
Boa |
02 (7,7%) |
01 (7,7%) |
03 (7,7%) |
Ótima |
23 (88,5%) |
12 (92,3%) |
35 (89,7%) |
Sem resposta |
01 (3,8%) |
- |
01 (2,6%) |
11.
A
pontualidade do professor foi:
Ruim |
- |
- |
- |
Regular |
- |
- |
- |
Boa |
03 (11,5%) |
01 (7,7%) |
04 (10,3%) |
Ótima |
22 (84,6%) |
12 (92,3%) |
34 (87,2%) |
Sem resposta |
01 (3,8%) |
- |
01 (2,6%) |
12.
A
capacidade de comunicação do professor foi:
Ruim |
01 (3,8%) |
- |
01 (2,6%) |
Regular |
- |
- |
- |
Boa |
11 (42,3%) |
03 (23,1%) |
14 (35,9%) |
Ótima |
14 (53,8%) |
10 (76,9%) |
24 (61,5%) |
13.
A
maneira do professor responder às perguntas foi:
Ruim |
01 (3,8%) |
- |
01 (2,6%) |
Regular |
- |
- |
- |
Boa |
14 (53,8%) |
03 (23,1%) |
17 (43,6%) |
Ótima |
11 (42,3%) |
10 (76,9%) |
21 (53,8%) |
14.
O
aproveitamento do tempo de aula pelo professor foi:
Ruim |
- |
- |
- |
Regular |
04 (15,4%) |
- |
04 (10,3%) |
Bom |
11 (42,3%) |
07 (53,8%) |
18 (46,2%) |
Ótimo |
11 (42,3%) |
06 (46,2%) |
17 (43,6%) |
15.
A
disponibilidade do professor para consultas, fora de horário de aulas, foi:
Nenhuma |
- |
- |
- |
Pouca |
02 (7,7%) |
01 (7,7%) |
03 (7,7%) |
Satisfatória |
14 (53,8%) |
08 (61,5%) |
22 (56,4%) |
Completa |
10 (38,5%) |
04 (30,8%) |
14 (35,9%) |
16.
O
estímulo do professor ao desenvolvimento do pensamento crítico do aluno foi:
Pequeno |
- |
- |
- |
Regular |
03 (11,5%) |
- |
03 (7,7%) |
Bom |
13 (50,0%) |
07 (53,8%) |
20 (51,3%) |
Ótimo |
10 (38,5%) |
06 (46,2%) |
16 (41,0%) |
AUTO-AVALIAÇÃO
17.
Sua
assiduidade foi:
Ruim |
- |
- |
- |
Regular |
05 (19,2%) |
- |
05 (12,8%) |
Boa |
16 (61,5%) |
08 (61,5%) |
24 (61,5%) |
Ótima |
05 (19,2%) |
05 (38,5%) |
10 (25,6%) |
18.
Seu
aproveitamento das aulas (participação, não deixar dúvidas, etc) foi:
Pequeno |
01 (3,8%) |
- |
01 (2,6%) |
Regular |
04 (15,4%) |
03 (23,1%) |
07 (17,9%) |
Bom |
19 (73,1%) |
07 (53,8%) |
26 (66,7%) |
Ótimo |
02 (7,7%) |
03 (23,1%) |
05 (12,8%) |
19.
Seu
aproveitamento das listas de exercícios foi:
Nenhum |
- |
- |
- |
Pouco |
06 (23,1%) |
- |
06 (15,4%) |
Satisfatório |
18 (69,2%) |
08 (61,5%) |
26 (66,7%) |
Ótimo |
02 (7,7%) |
05 (38,5%) |
07 (17,9%) |
20.
Seu
aproveitamento nas consultas, fora de horário de aulas, foi:
Nenhum |
01 (3,8%) |
- |
01 (2,6%) |
Pouco |
09 (34,6%) |
05 (38,5%) |
14 (35,9%) |
Satisfatório |
16 (61,5%) |
05 (38,5%) |
21 (53,8%) |
Ótimo |
- |
03 (23,1%) |
03 (7,7%) |
21.
Seu
domínio em relação ao conteúdo apresentado foi:
Pequeno |
01 (3,8%) |
- |
01 (2,6%) |
Regular |
04 (15,4%) |
01 (7,7%) |
05 (12,8%) |
Bom |
20 (76,9%) |
10 (76,9%) |
30 (76,9%) |
Ótimo |
01 (3,8%) |
02 (15,4%) |
03 (7,7%) |
COMENTÁRIOS,
RECLAMAÇÕES E SUGESTÕES:
Manhã |
Tarde |
·
Mais
exercícios em sala. ·
Mais
tempo ao abordar cada tópico. ·
Mais
tempo para fazer a prova (pelo amor de Deus!!!). ·
Esse
ano a disciplina melhorou muito porque houve a modificação de separar a parte
de Resistência dos Materiais para facilitar tanto na parte didática quanto no
rendimento do aluno pelo fato de não ter uma quantidade excessiva de assunto
em uma única prova. ·
Deveria
haver mais exercícios e mais exemplos reais. ·
O
livro didático adotado na disciplina poderia ser algum disponível nas
livrarias, Pegar livros emprestado na Biblioteca é muito ruim. ·
A
2a parte faltou exercícios. ·
(Comentário
do item 4) Pela 2a parte. ·
(Comentário
do item 9) Faltou exercício na 2a parte. ·
(Comentário
do item 2) Acredito que até agora não tenho escolhido uma área dentro do
curso. Toda matéria até agora tem relação significativa. ·
(Comentário
do item 9) Não sei se seria viável, mas acharia interessante aulas práticas
no NPT. ·
Hoje
posso afirmar que sei a matéria, algumas imperfeições foram falta de atenção
e insegurança, e também faltou um pouco mais de dedicação, mas gosto muito
mais da matéria este ano, acredito que hoje eu entendo a matéria. ·
Quanto
ao professor, já que estou pagando a matéria pela 2a vez, posso
afirmar que as aulas deste ano foram muito melhores que as do ano passado, a
didática foi 100%. A informação chegou quase que toda mastigada. ·
Existem
assuntos (tópicos) que não podem ser vistos em 50 minutos, as aulas de
terça-feira deveriam ser de duas horas. ·
Em
relação ao ano anterior, a disciplina teve uma melhora muito grande,
despertando mais o interesse do aluno. ·
Este
ano o aprendizado foi muito melhor, e o seu método de avaliação melhorou 100%,
você exigiu o bastante dentro dos limites, em relação as suas provas e em
tudo que foi cobrado dos alunos, pois sabemos que seu nível de conhecimento é
muito alto, só que graças a Deus tudo deste ano foi cobrado sem perder o bom
nível de conhecimento e os alunos “voaram” menos, ou quase não voaram. ·
(Comentário
do item 1) Cálculo 2 – Exemplo: Teorema de Green. ·
Não
há tempo suficiente para fazer uma prova bem feita, isto é, de fazer a prova
com total consciência de todas as questões. ·
Acho
que essa matéria deve continuar sendo dada com ênfase, pois é de extremo
interesse para o estudante de engenharia. O aluno passa a ver a disciplina
com outros olhos e passa a se interessar mais (ou não) pelo curso. |
·
Devido
a sobrecarga de assunto de outras matérias, não foi possível ter o
aproveitamento necessário. ·
Tempo
pequeno das provas. ·
Esquecer
estes livros e utilizar material composto pelos próprios responsáveis pela
disciplina, já que o conteúdo dos livros são muito “românticos” e “poéticos”. |