ESTATICIDADE EXTERNA

 

·      Relacionada à forma de vinculação externa da estrutura.

 

·      Classificação:

 

Ø 

Movimento de corpo rígido

 
Externamente Hipostática – Existe pelo menos um dos movimentos de corpo rígido da estrutura como um todo, em função da distribuição inadequada dos elementos de apoios.

 

 

 


Ø  Externamente IsostáticaTodos os movimentos de corpo rígido estão impedidos pela distribuição adequada dos elementos de apoio, além do fato de que todas as reações de apoio podem ser determinadas trabalhando-se exclusivamente com as equações globais de equilíbrio.

 

 

 

 


Ø  Externamente HiperestáticaTodos os movimentos de corpo rígido estão impedidos pela distribuição adequada dos elementos de apoio, porém as equações de equlíbrio não são suficientes para se determinar todas as reações de apoio.

 

 

 

 

 


ESTATICIDADE INTERNA

 

·      Relacionada à forma de vinculação interna da estrutura.

 

·      Classificação:

 

Ø  Internamente Hipostática – Existe algum movimento interno de corpo rígido de parte da estrutura, em função de um arranjo interno inadequado dos elementos estruturais envolvidos.

 

 

 


Ø 

M

 
Internamente IsostáticaInexistência de qualquer movimento interno de corpo rígido, além do fato de que todos os esforços internos solicitantes podem ser determinados trabalhando-se exclusivamente com as equações de equilíbrio.

 

 

 

 


Ø  Internamente HiperestáticaInexistência de qualquer movimento interno de corpo rígido, além do fato de que as equações de equilíbrio não são suficientes para se determinar todos os esforços internos solicitantes.