EES152 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTRUTURAS DE MADEIRA
EMENTA
Anatomia da madeira. Classificação e caracterização de peças estruturais em madeira. Anisotropia e reologia da madeira. Madeiras brutas e industrializadas. Sistemas estruturais em madeira. Ações e segurança em estruturas de madeira. Análise estrutural e estabilidade em estruturas de madeira. Verificação da segurança em elementos estruturais em madeira.
Estruturas mistas e híbridas em madeira. Ligações em estruturas de madeira. Estruturas de madeira em situação de incêndio.
BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, D. H. (2014). Proposta de método de ensaio para a determinação da resistência da madeira ao embutimento. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
ADOLFS, D. V. (2011). Análise de confiabilidade de peças de madeira fletidas dimensionadas segundo a NBR 7190/1997. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
ALVES, N. M. P. (2002). Análise de pontes de madeira protendidas transversalmente formadas por vigas com seção T. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – Projeto de Estruturas de Madeira – NBR 7190. Rio de Janeiro, ABNT, 1997.
BAENA, J. S. (2015). Comparação dos critérios de dimensionamento de ligações por pinos metálicos em estruturas de madeira. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
BARALDI, L. T. (2001). Ação diafragma de cobertura aplicada às construções em pórtico de madeira. Tese (Doutorado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
BECK, A. T. (2019). Confiabilidade e segurança das estruturas. Elsevier editora. São Paulo, SP.
BORGES, M. L. (2017). Estudo do colapso mecânico da madeira baseado na mecânica da fratura. Tese (Doutorado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
CALIL Jr., C.; MOLINA, J. C. (2010). Coberturas em estruturas de madeira: exemplos de cálculo. Editora Pini. São Paulo, SP.
CALIL JR., C.; ROCCO LAHR, F.A.; DIAS, A.A. (2003) Dimensionamento de Elementos Estruturais de Madeira. Barueri, Editora Manole Ltda, 152p. (ISBN: 85-204-1515-6).
CARREIRA, M. R. (2003). Critérios para classificação visual de peças estruturais de pinus sp. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
CARVALHO, J. S. (2002). Contribuição para a definição de critérios para o dimensionamento de ligações entre peças de madeira por chapas metálicas com dentes estampados. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
DIAS, A. A. (1994). Estudo da solicitação de compressão normal às fibras da madeira. Tese (Doutorado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
DUARTE, B. B. (2017). Influência de componentes químicos em propriedades mecânicas da madeira. Tese (Doutorado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
FERNANDES, F. P. F. (2018). Análise numérica de vigas mistas de madeira e concreto em situação de incêndio. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
FERNANDÉS, B. O. (2010). Sistemas de treliças modulares para pontes de madeira: uma boa alternativa para o Estado do Pará. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
FERREIRA, C.A.T. Investigação sobre a normalização da resistência da madeira. São Paulo, 1994. 109p. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica-USP.
FERREIRA, N. S. S. (1999). Estruturas lamelares de madeira para coberturas. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
FONTE, T. F. (2004). Pontes protendidas de eucalipto citriodora. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
FUSCO, P.B. Resistência dos Materiais Anisotrópicos. In: ENCONTRO REGIONAL EM MADEIRAS E ESTRUTURAS DE MADEIRA, 1, São Paulo, 4-5 novembro, 1993. EPUSP-IBRAMEM, v.1, p.159-188, 1993.
GOES, J. L. N. (2002). Análise de vigas de madeira pregadas com seção composta I. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
LOGSDON, N. B. (1998). Influência da umidade nas propriedades de resistência e rigidez da madeira. Tese (Doutorado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
MACEDO, A.N. Fadiga em Emendas Dentadas em Madeira Laminada Colada (MLC). São Carlos, 2000. Tese (Doutorado) - Escola de Engenharia de São Carlos-USP.
MARTINS, G. C. A. (2016). Análise numérica e experimental de vigas de madeira laminada e colada em situação de incêndio. Tese (Doutorado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
MASCIA, N. T. (1991). Considerações à respeito da anisotropia da madeira. Tese (Doutorado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
MEDEIROS, R. C. (2010). Forças em peças de contraventamentos de treliças de madeira. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
MIOTTO, J. L. (2009). Estruturas mistas de madeira-concreto: avaliação das vigas de madeira laminada colada reforçada com fibras de vidro. Tese (Doutorado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
MIOTTO, J. L. (2003). Avaliação dos critérios de dimensionamento de peças comprimidas e flexocomprimidas de madeira. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
MOLITERNO, A. (2010). Caderno de projeto de telhados em estruturas de madeira. Editora Edgard Blucher. 4ed. Revisado por Reyolando Manoel L. R. da Fonseca Brasil. São Paulo, SP.
NOGUEIRA, R. S. (2017). Proposta de um método de ensaio para controle da qualidade na produção de elementos estruturais de MLC e de LVL. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
OLIVEIRA, M. A. M. (2001). Ligações com pinos metálicos em estruturas de madeira. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
OKIMOTO, F. S. (1997). Pontes protendidas de madeira: parâmetros de projeto. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
PFEIL, W. & PFEIL, M. (20039). Estruturas de madeira. LTC editora. 6ed. Rio de Janeiro, RJ. SANTOS, L. L. (2019). Estabelecimento de classes de resistência para a madeira serrada de pinus spp. Tese (Doutorado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
SCALIANTE, R. M. (2014). Pontes em vigas e tabuleiros em painéis de madeira laminada colada. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
SILVA, C. C. (2010). Análise teórico e experimental de vigas de madeira de seção transversal I para uso em fôrmas de concreto. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
STAMATO, G. C. (2002). Ligações em estruturas de madeira compostas por chapas de madeira compensada. Tese (Doutorado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
STAMATO, G. C. (1998). Resistência ao embutimento da madeira compensada. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
ZANGIÁCOMO, A. L. (2007). Estudo de elementos estruturais roliços de madeira. Dissertação (Doutorado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
ZANGIÁCOMO, A. L. (2003). Emprego de espécies tropicais alternativas na produção de elementos estruturais de madeira laminada colada. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.