IDENTIFICAÇÃO

IES: Universidade
Federal da Alagoas - UFAL
UF:
AL SJ: Autarquia
CURSO: Engenharia Química
ÁREA DO
CONHECIMENTO: Engenharia Química - 3.06.02.00.
01 professor do departamento de
administração

APRESENTAÇÃO

O curso de
graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Alagoas - UFAL teve sua
criação autorizada em 03 de setembro de 1986, pela resolução no 26/86 do
Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE).O projeto do curso de graduação, turno diurno, foi
apresentado em 1988, sob o no Proc. 3835/88-31 e foi aprovado através de
resolução no 10/89 no CEPE, em 16 de agosto de 1989.
O projeto de
implantação do curso de graduação em Engenharia Química, turno noturno, da
Universidade Federal de Alagoas UFAL, foi apresentado em 24 de março de 1997, sob
o no do processo 2699/97-81 e foi aprovado em 14 de abril de 1997, pela
resolução no 15/97 do conselho de ensino e pesquisa - CEPE.
O curso de
Engenharia Química oferecido pelo Centro de Tecnologia (CTEC), inicialmente, esteve
ligado ao Departamento de Engenharia Eletro-Mecânica (EEM). Em dezembro de 1991 foi
criado o Departamento de Engenharia Química. O reconhecimento do curso no entanto, só
ocorreu em 22/02/96 através da Portaria Ministerial no160/96. O curso foi
implantado sob o regime de crédito, adotando o regime seriado a partir do primeiro
semestre de 1994, inicialmente com 30 semanas letivas no ano e atualmente com 40 semanas
letivas, em comprimento a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação aprovada em1996. O
curso de Engenharia Química até o 1o semestre de 1998 formou 55
profissionais, dos quais, em torno de 50% estão fazendo pós-graduação (em anexo).
A
coordenação do curso de engenharia Química e os alunos do curso há algum tempo vêm
trabalhando na reformulação de seu currículo, para torná-lo mais atual atendendo às
exigências do estágio atual em que a Engenharia Química no Brasil se encontra.
O novo
currículo é resultado de opiniões de professores e alunos do curso, profissionais da
área e docentes de outras IES de larga experiência. Com o novo currículo assegura-se
uma formação geral do Engenheiro Químico, com ênfase nas matérias que compõem o
núcleo tradicional e fundamental da Engenharia Química (Fenômenos de Transportes,
Termodinâmica, Processos Químicos, Operações Unitárias, Cinética e Cálculo de
Reatores, Controle e Instrumentação de Processos ), que fornecem a essência do
conhecimento que não se torna obsoleto, sem se descuidar de traduzir esses fundamentos
para a prática, de forma que se possa abordar um processo químico envolvendo seu
projeto, sua avaliação e sua operação.
Nós que
fazemos o Curso de Engenharia Química do Centro de Tecnologia, fizemos os ajustes
necessários visando à melhoria de ensino e uma melhor qualificação dos futuros
profissionais da Engenharia Química.
MARCO REFERENCIAL
A nível
mundial, o cenário dos próximos anos no campo das Engenharias estará caracterizado por
uma competição acirrada onde os produtos e serviços primarão pela qualidade, induzindo
logicamente, a competência como parâmetro fundamental na gerência conceptiva ou
executiva das empresas e órgãos governamentais.
Apesar de
quase 60 anos de formação de profissionais da Química no Brasil, a situação hoje da
maioria das indústrias Químicas no País, se encontram num alto grau de dependência
externa de tecnologia. É necessário também que a capacidade de criar o espírito
crítico seja postura desenvolvida nos alunos, pois só assim se poderá desenvolver uma
tecnologia nacional, desde que atualmente temos acesso às técnicas, enquanto que a
tecnologia permanece nos Países desenvolvidos, tornando urgente e evidente o
desenvolvimento tecnológico no País, que depende de um plano nacional de política
científica e tecnológica, onde a formação e o aprimoramento de recursos humanos de
alto nível, na área de Engenharia Química deve ocupar a mais destacada prioridade. A
Engenharia Química é o ramo da Engenharia dedicado ao projeto, construção e operação
do equipamento no qual ocorrem as operações unitárias e os processos químicos.
MARCO CONCEITUAL
Do ponto de
vista mais restrito, o Engenheiro Químico deverá ser um profissional de nível Superior,
apto a aperfeiçoar e elaborar novos métodos para fabricação de produtos químicos e
outros produtos sujeitos a tratamento químico, projetar e controlar a construção, a
montagem e funcionamento de instalação de fábricas onde se realiza o preparo ou o
tratamento químico, realizar investigações com o objetivo de verificar as diferentes
etapas operacionais, as possibilidades de produção para fins comerciais e a maneira pela
qual se pode reduzir os custos de produção, com garantia de melhor controle de qualidade
e proteção ao meio ambiente, fiscalizar a montagem de instalações novas ou a
modificação das já existentes, inspecionar e coordenar atividades dos trabalhadores
encarregados dos equipamentos e sistemas químicos.
O
curso de Engenharia Química da UFAL pretende atuar sobre o seu corpo discente formando um
tipo de profissional dotado das seguintes características:
-Posse
de um amplo e aprofundado embasamento teórico em ciências exatas e nas disciplinas
fundamentais da engenharia química, que faculte ao profissional a adaptação ao trabalho
nos diversos campos de atuação da engenharia química.
-Capacidade
de adaptação profissional às rápidas mutações do universo tecnológico no qual a
engenharia química está inserida.
-Capacidade
de empreender atividades científicas que transcendam o campo de conhecimentos de domínio
comum, contribuindo para a geração de novas tecnologias.
Além
da formação científica e tecnológica isoladamente, pretende-se que o profissional aqui
formado, seja capaz de perceber as conseqüências de suas ações, enquanto engenheiros
químicos, sobre a qualidade de vida da comunidade vulnerável a essas ações e adotar a
posição de atuar profissionalmente causando a esta comunidade o máximo de benefício
com o mínimo de prejuízos.
Deseja-se
que esta postura seja enfatizada principalmente nos aspectos que dizem respeito à
preservação do meio ambiente.
MARCO ESTRUTURAL
O
Curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Alagoas, foi criado no ano de 1986
quando o sistema acadêmico praticado na UFAL era o de créditos. Em 1994, após
determinação da administração superior, o Curso passou a funcionar no sistema seriado,
o que forçou uma mudança no projeto pedagógico do Curso. Entretanto, esta mudança no
projeto pedagógico, não passou de uma adaptação do que existia no sistema de créditos
para o sistema seriado. Logo, com o tempo, os defeitos e problemas desta adaptação
começaram a aparecer.
Assim,
o Colegiado do Curso, aproveitando a necessidade de adequação da carga horária do Curso
para que o mesmo possa funcionar com 40 semanas letivas, em comprimento a nova Lei de
Diretrizes e Bases da Educação aprovada em 1996, propõe pequenas mudanças na grade
curricular de modo a resolver alguns problemas detectados pelo Colegiado do Curso.
Para
se chegar a este projeto, foi feito inicialmente uma avaliação do currículo atual com
ampla discussão envolvendo professores, alunos, profissionais da Engenharia Química e
docentes de outras IES, chegando-se as seguintes conclusões:
Pouca
utilização de recursos computacionais como ferramenta de ensino;
Relacionamento
pouco integrado de disciplinas básicas com disciplinas mais caracterizadas como de
Engenharia Química;
Carência
de Infra-estrutura laboratorial;
Pouca
Integração com outras IES;
Escasso
acompanhamento da vida acadêmica do aluno.
Após
a avaliação, foi constituída uma comissão com a finalidade de elaborar um proposta
preliminar de Grade Curricular e propor ações.
A
maior utilização de recursos computacionais, será conseguida, através da
incorporação e reforma de conteúdo de disciplinas com potencial maior de utilização
de recursos computacionais, como Simulação e Controle de Processos, Operações
Unitárias, Termodinâmica, Fenômenos de Transporte e Cinética.
Montagem
de equipamentos didáticos voltadas ao entendimento dos fundamentos de Engenharia
Química, com preferência aos fundamentos dos Fenômenos de Transportes, Termodinâmica,
Operações Unitárias e Cinética e Cálculo de Reatores.
Que
haja por parte da coordenação do curso, um acompanhamento mais estreito da qualidade da
formação do aluno.
Montagem
de equipamentos didáticos voltadas ao entendimento dos fundamentos de Engenharia
Química, com preferência aos fundamentos dos Fenômenos de Transportes, Termodinâmica,
Operações Unitárias e Cinética e Cálculo de Reatores.

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de
Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Alagoas foi criado através
da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) de No
026/86 de 03 de setembro de 1986, e teve o seu projeto de curso para o turno diurno
aprovado, através da resolução de No 010/89 do Conselho de Ensino,
Pesquisa e Extensão (CEPE), em 16 de agosto de 1989 e o projeto de curso para o turno
noturno, foi aprovado através da resolução de no 15/97 do Conselho de
Ensino, Pesquisa e Extensão em 14 de abril de 1997.
Em 1996,
após uma grande esforço conjunto de todos que formam o Curso, o Ministério da
Educação e do Desporto, reconheceu o mesmo através da portaria de No
160/96, publicada no Diário Oficial da União no dia 22 de fevereiro de 1996, premiando
assim o esforço de toda uma comunidade.

OBJETIVO DO CURSO

O curso de
Engenharia Química da UFAL tem como objetivo geral a formação de profissionais
capazes de aplicar os conhecimentos tecnológicos científicos nos ramos da Engenharia
Química, contribuindo para seu desenvolvimento e preservação do nosso meio.
O
profissional em Engenharia Química tem um vasto campo de áreas de atuação. A criação
do curso de Engenharia Química se fez necessária com o desenvolvimento da indústria
petroquímica, posteriormente, com o surgimento de novas tecnologias, o profissional em
Engenharia Química ampliou seu campo de atuação. O que se espera deste profissional é
o conhecimento dos fundamentos em operações e processos para que possa desenvolver novas
tecnologias e aprimorar as já existentes, sempre voltado para um desenvolvimento que
preserve o nosso meio ambiente.
Os objetivos
específicos são:
1. Formação de Engenheiro Químico
com um perfil caracterizado por uma forte base científica e tecnológica, capacitado, em
especial, para a execução de tarefas de concepção, projeto, pesquisa e administração
- principalmente em áreas que lidam com desenvolvimento, acompanhamento e absorção de
avanços de setor tecnológico.
2. Fazer com que o enfoque didático do curso seja centrado no aluno e na sua formação
profissional e não no professor ou na matéria lecionada como é tradicional- objetivando
proporcionar a este o desenvolvimento de aptidões e capacitações que oprofissão em
tornem apto para melhor se adequar as exigências de uma constante evolução.
3. Ofertar
disciplinas que proporcionem aos alunos compreensão clara do conjunto global da área de
atuação da Engenharia Química, e a integração entre os seus diversos campos.
4. Ofertar
disciplinas e/ou atividades afins do curso, que podem ser cumpridas de acordo com o
interesse particular de cada estudante. Entre essas atividades pode-se incluir cursos de
extensão, monitoria, realização de pesquisas com orientação, participação em
congressos, seminários.
5. Exigir a
elaboração de trabalho final de curso e estágio supervisionado, que deve ser
desenvolvido em uma indústria com a orientação de um professor do departamento e de um
engenheiro da indústria, a ser apresentado e defendido perante banca examinadora, como
requisito necessário para diplomar.

ESTRUTURA CURRICULAR

Com
a definição do perfil do profissional que melhor se adequar às necessidades atuais da
sociedade brasileira, os componentes do Colegiado do Curso de Engenharia Química, após
consultas às outras Instituições de Ensino Superior, aos Departamentos acadêmicos da
UFAL e tomando como referencial os princípios contidos nas Resoluções nos
48/76 do CFE e 01/93 do CEPE, elaboraram o Marco Estrutural do Curso de Graduação de
Engenharia Química, com um tempo mínimo de 05 (cinco) anos, turno diurno, e 06 (seis)
anos, turno noturno, para sua conclusão, sendo composto de 4460 (quatro mil quatrocentos
e sessenta) a carga horária total, assim distribuídas :
-Parte Fixa Obrigatória
De
acordo com a Grade Curricular o total de horas necessárias à conclusão do curso será
de 4000(quatro mil), sendo 360 (trezentos e sessenta) para Estágio Supervisionado e
40(quarenta) para Trabalho de Conclusão de Curso.
-Parte Flexível
Sendo
esta, a parte que visa complementar a educação do estudante tanto profissionalmente
quanto no aspecto de cidadania, a oferta deverá ser dinâmica e sempre objetivando por à
disposição do discente o maior número possível de disciplinas, cursos e eventos, a fim
de que o mesmo tenha mais facilidade no gerenciamento de sua vida acadêmica dentro da
escolha de sua especificidade. Totalizando uma carga horária mínima de 240 (duzentos e
quarenta) horas, equivalente a 5,6% da carga horária total do curso.
O
Colegiado do Curso distribuiu a parte flexível a partir do 3o ano, sendo
possível cursar da seguinte maneira: 80 (oitenta) horas para o 3o ano; 160
(cento e sessenta) horas para o 4o ano e 160 (cento e sessenta) horas para o 5o
ano. Além das disciplinas oferecidas pelo departamento, o aluno pode desenvolver qualquer
outra atividade e solicitar ao Colegiado avaliação para integralização da carga
horária da parte flexível, por exemplo, participação em cursos de extensão,
congresso, monitoria, iniciação científica e outros.

CURSO DE ENG. QUÍMICA SEGUNDO O CFE

A
Resolução no 48/76 de 27 de abril de 1976 do Conselho Federal de Educação
fixa os mínimos de conteúdo e de duração de graduação em Engenharia e define suas
áreas de habilitação e Resolve :
Art.
1o- O currículo mínimo de Engenharia terá parte comum a todas as áreas em
que se desdobra, e uma parte diversificada, em função de cada área de habilitação.
Art.
3o- As matérias de formação básica, comuns a todas as áreas,
compreenderão os fundamentos científicos e tecnológicos da Engenharia, cobrindo os
seguintes campos :
Art.
4o , parágrafo único-As matérias de formação geral, igualmente comuns a
todas áreas da engenharia, cobrirão os seguintes campos: Humanidade e Ciências Sociais,
destacando-se Administração, Economia e Ciências do Ambiente.
Art.
6o , parágrafo 2o-As matérias de formação profissional geral na
área de habilitação Química são as seguintes:
Art.
8o- As matérias de formação profissional específica conterão assuntos que
cubram outros aspectos da profissão ligados às habilitações específicas de
Engenharia.
§1o
- As matérias de formação profissional específica resultarão de aprofundamento
ou desdobramento de matérias pertinentes às respectivas áreas de habilitação, ou,
ainda, de assuntos específicos, profissionais, característicos de cada habilitação.
Art.
13o- Os currículos plenos do curso de Engenharia serão desenvolvidos no tempo
útil de 3600 horas e atividades didáticas, que deverão ser integralizadas em tempo
total variável de 4 a 9 anos letivos, com tempo médio de 5 anos.

AVALIAÇÃO

NORMAS
COMPLEMENTARES
As
atividades da Parte Flexível terão carga de 40 (quarenta) ou 80 (oitenta) horas anuais,
podendo ser cursadas à partir do primeiro ano do curso ;
A
integralização curricular seguirá o seguinte mecanismo :
O
aluno ao iniciar uma determinada série deverá obrigatoriamente se matricular em todas as
disciplinas da série;
Será
permitido ao aluno o trancamento de matrícula em uma ou mais disciplinas, inclusive na
primeira série, antes decorrida a metade do ano letivo respectivo;
O
aluno interessado requererá o trancamento referido neste artigo à direção de
Departamento de Assuntos Acadêmicos ( DAA );
Será
vetado o trancamento de matrícula mais de uma vez na mesma disciplina ;
O
trancamento de matrícula em disciplinas será feito respeitando-se o limite mínimo de
carga horária para cada ano letivo, para efeito de integralização;
O
trancamento de matrícula na série ou no curso poderá ser feito pelo prazo máximo de 02
(dois) anos, consecutivos ou não;
É vetado ao
aluno se matricular em qualquer disciplina posterior à série que estiver cursando;
A
avaliação será realizada de acordo com o estabelecido na Resolução 01/93 do CEPE;
Passarão
para a série seguinte todos os alunos aprovados em todas as disciplinas com a média
final igual ou superior a 5,5 (cinco e meio) e freqüência igual ou superior a 75%
(setenta e cinco por cento);
Também
poderão passar para a série seguinte os alunos que, forem aprovados em mais de 50%
(cinqüenta por cento) das disciplinas da série cursada. Estes poderão repetir as
disciplinas em que ficaram retidos (dependência) acrescidas das disciplinas previstas
para a série seguinte, desde que :
(a)-
Não seja extrapolado o limite máximo da oferta anual (carga horária determinada pelo
curso);
(b)- Não
ocorra incompatibilidade de horários;
(c)-
Considera-se dependência tanto a reprovação quanto o trancamento de disciplinas;
O
aluno reprovado em disciplinas que somem 50% (cinqüenta por cento) ou mais da carga
horária da série cursada, repetirá as disciplinas em que ficou retido sem direito a
inscrever-se em disciplinas da série seguinte;
A
formação dos fluxos (individual ou padrão) será levada a efeito, considerando-se os
critérios de pré-requisitos:
- Não há
pré-requisito para as disciplinas do 1o (primeiro) e 2o (segundo)
ano;
- Todas as
disciplinas do 1o (primeiro) ano são pré-requisitos para as do 3o
(terceiro) ano;
- Todas as
disciplinas do 2o (segundo) ano são pré-requisitos para as do 4o
(quarto) ano;
- Todas as
disciplinas do 3o (terceiro) ano são pré-requisitos para as do 5o
(quinto) ano;
Para
integralização curricular, dentro da parte flexível, o aluno de Eng. Química deverá
cumprir um mínimo de 60 (sessenta) horas, relativas à atividades Acadêmicas
Complementares (parte flexível) que poderão ser desenvolvidas livremente em mais de uma
das atividades seguintes; a) Monitoria Acadêmica; b) Projeto Especial de Treinamento; c)
Projetos de Cursos de Extensão oferecidos pela Universidade Federal de Alagoas ou por
outras instituições reconhecidas; d) Projetos de Pesquisa e e) Diretoria de Centro
Acadêmico ou Encontros Nacionais de Estudantes;
O
Curso de graduação em Engenharia Química, turno diurno, deverá ser concluído dentro
de um prazo mínimo de 05 (cinco) anos e um prazo máximo de 09 (nove) anos;
O
curso de graduação em Engenharia Química, turno noturno, deverá ser concluído dentro
de um prazo mínimo de 06 (seis) anos e um prazo máximo de 10 (dez) anos;
O curso de
graduação em Engenharia Química, turno diurno, admite, para os alunos no fluxo
individual, carga horária anual máxima de 1020 (um mil e vinte) horas e mínima 380
(trezentos e oitenta) horas.
O curso de
graduação em Engenharia Química, turno noturno, admite, para os alunos no fluxo
individual, carga horária anual máxima de 1020 (um mil e vinte) horas e mínima 380
(trezentos e oitenta) horas.

TRABALHO
DE CONCLUSÃO DE CURSO / ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O aluno no 5o
ano do turno diurno ou 6o ano do turno noturno, fará matrícula na disciplina
Estágio Supervisionado e em TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), para produção de
trabalho acadêmico individual, ou em grupo, com defesa obrigatoriamente individual
perante banca examinadora formada pelo colegiado do Curso. No caso de reprovação o aluno
se matriculará novamente no próximo ano letivo.
